Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

BANZEIROS - Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia

Quarta-feira, 09 Janeiro de 2008 - 10:22 | José Carlos Sá


IÊ, IÊ, IÊ


INTELIGÊNCIA

Alguma coisa acontece no Planalto Central. A agenda do presidente Lula, diariamente, reserva espaço para despacho com alguém do setor de Informações. Atualmente quem coloca o presidente a par do que está acontecendo é a chefe de Gabinete-Adjunto de Informações, Clara Ant.

++++
INTELIGÊNCIA

Alguma coisa acontece no Planalto Central. A agenda do presidente Lula, diariamente, reserva espaço para despacho com alguém do setor de Informações. Atualmente quem coloca o presidente a par do que está acontecendo é a chefe de Gabinete-Adjunto de Informações, Clara Ant.

++++
INTELIGÊNCIA – 2

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM “comemorou” o “sucesso” da operação cachoeiras, quando ficou proibida a pesca num trecho de 200 metros acima e abaixo das cachoeiras de Santo Antônio e Teotônio. Sobre a mortandade de peixes no Teotônio, nem uma vírgula.

++++
COM O BODE

A oposição, ao derrubar a CPMF, colocou o bode na sala e agora não sabe como se desfazer do caprino. Ouvi uma entrevista do líder dos tucanos no Senado, Arthur Virgílio (AM), que deixou o tom arrogante que lhe era peculiar e adotou uma fala lamurienta sobre a voracidade fiscal do Governo Federal.

++++
CIÚMES

E a minha amiga pipira está morrendo de ciúmes, pois querem substituir a ave-símbolo do PSDB. Sai o tucano e entra o japiim. Ave comum no Brasil; vive em bandos e colônias e é muito barulhenta. Imita com perfeição uma grande variedade de aves e até mesmo mamíferos e não possuindo canto próprio. Boa escolha, sem dúvida. Se conforme, pipira.

++++
PIPIRA NEWS

Após a crise de ciúmes, a pipira sumiu e só voltou tarde. Contou sobre vaias a parlamentares, do Hino Nacional cantado ‘discosta’, do chão sendo varrido em protesto e uma elevação de temperatura digna do vulcão chileno Llaima. Mas o esperneio foi inútil. Ah pipira! Uma hora dessas você me encrenca!

++++
FLONA

Acontece hoje em Brasília, logo mais às 14hs30, a abertura das propostas para licitação de lotes na Floresta Nacional de Jamari, no município de Itapoã do Oeste, aqui em Rondônia. Pelo menos duas empresas rondonienses participam do certame.

++++
RODOVIÁRIA

O Tribunal de Contas de Rondônia esclareceu ontem que pediu detalhes sobre o processo de licitação para a construção do ‘novo’ terminal rodoviário de Porto Velho. A Prefeitura tem até sexta-feira, 11, para enviar a resposta. Antes disso o TCE está de braços cruzados aguardando. Ou seja, qualquer atraso no cronograma da obra não é responsabilidade dos conselheiros.

++++
ZIZI

Mesmo sabendo que o local será reconstruído – nos moldes do mercado municipal antigo – senti um aperto no coração ao ver a foto da demolição do Bar do Zizi, símbolo pacífico de resistência por mais de 20 anos.

++++
FÉRIAS

Li uma matéria sobre a invasão - digo, ocupação (é ato falho!) – do terreno do cemitério virtual, onde a prefeitura pretendia construir casas populares para moradores das áreas de risco da Baixa do União e bairro do Triângulo. O texto diz que esperam o retorno do prefeito Roberto Sobrinho, que está de férias, para solucionar o impasse. Aí renovo a pergunta feita no ano passado: Cadê a dona Cláudia Carvalho, eleita vice-prefeita de Porto Velho? Ela renunciou e ninguém me falou nada? O município está acéfalo?

++++
REFORMA

O Palácio Presidente Vargas está fechado para reformas. A Coordenadoria Geral de Apoio à Governadoria, CGAG, foi transferida provisoriamente para o prédio existente entre a SEAPES e a Faser, na Esplanada das Secretarias.

++++
REFORMA – 2

Há muito tempo eu não andava pela Esplanada das Secretarias. E tudo continua como antes ou, em alguns lugares, em situação pior. Um setor da Secretaria da Administração, por exemplo, está coberto por uma lona, para proteger os servidores das chuvas. E saber que o dinheiro para construir um centro administrativo veio para Rondônia e teve que ser devolvido por causa de um lazarento propineiro!

++++
DESPERDÍCIO

As carretas que descarregam grãos de soja e de milho no porto Caiari, não são completamente limpas e retornam a seus destinos derramando dezenas de quilos dos grãos nas margens das avenidas e rodovias por onde trafegam.

++++
ROUBO

Mais um bueiro sem tampa ameaça a “integridade física” de quem trafega na Rua José Vieira Caúla, próximo à Igreja Aliança, quase com Avenida Guaporé, no bairro Agenor de Carvalho. Enquanto os políticos – de todos os níveis – fingem que nos defendem, vamos caindo nos bueiros, os receptadores de ferro-velho comprando produto furtado, os traficantes vendendo merla e maconha e os ladrões se matando. E fecha o círculo.

++++
FEBRE AMARELA

Brasília se tornou ‘área de risco’, agora também em relação à febre amarela, antes uma doença da periferia do Brasil. Ontem morreu um homem supostamente infectado pela doença que já matou até macacos brasilienses. Já há filas para vacinação nos postos de saúde do entorno da capital federal. Isso me fez lembrar do CETREMI, o posto de triagem de migrantes, que existia em Vilhena e vacinava conta a doença, compulsoriamente, todo mundo que vinha para Rondônia com pistolas de ar comprimido desreguladas e que faziam um “rombo” nos braços. Em Brasília vão adotar a mesma providência.

++++
EMPRÉSTIMOS

O release do Ministério da Previdência, sobre a mudança nas regras dos empréstimos consignados para aposentados foi publicado por todo mundo, mas ninguém perguntou a razão da iniciativa. É que o crédito consignado, num primeiro momento, foi a tábua de salvação dos velhinhos. Mas os juros sobre o empréstimo cresceram, e o pagamento dos aposentados estagnou, daí o limite de endividamento foi sendo reduzido progressivamente até encerrar o poder de compra dos aposentados. Negócio da China. Para as empresas, claro. Elementar, meu caro Washington.

++++
E EM JARU...

... a polícia prendeu um cara que corria de cueca na rua Padre Adolfo Rohl. Ele disse que dois encapuzados o perseguiam. Os policiais encontraram na casa dele resíduos de uma substância parecida com fumo. É bom investigar a origem e quem é o distribuidor desse fumo, que pelo efeito é “dos bão!”

++++
TRILHA – ESPECIAL

A música que nos embala e inspira, especialmente hoje, é "Acelerou”, Djavan.

++++
NÃO SE AFOBE. NADA É PRA JÁ.
sajunior@rondoniagora.com Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também