Rondônia, 18 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Incra realiza mutirão municípios para documentar produtores rurais

Sexta-feira, 10 Outubro de 2008 - 17:57 | Vanessa Ibrahim


A partir da próxima segunda-feira (13) assentados da Reforma Agrária e agricultores familiares de Vale do Anari, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Jaru e Ouro Preto D'Oeste que ainda não têm CPF, carteira profissional, inscrição no INSS, certidão de nascimento ou outros documentos vitais à cidadania, poderão participar do terceiro mutirão do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural do ano em Rondônia. A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e outros órgãos públicos já emitiu gratuitamente 5256 documentos nesse ano, beneficiando 1541 rondonienses.

Mais do que levar documentos à porta da casa de quem mora no campo, o programa permite que homens e mulheres da zona rural tenham acesso a políticas públicas e busquem o cumprimento de seus direitos constitucionais. A tarefa ainda dá prioridade ao atendimento das mulheres, público que, segundo pesquisa do MDA, corresponde a dois terços dos trabalhadores do campo que não dispõem de documentos.

Nessa terceira edição, a equipe percorrerá escolas rurais e centros comunitários, de 13 de outubro a 9 de dezembro. Vale do Anari será o primeiro município a receber o mutirão, de 13 a 18 de outubro, passando pelas escolas Tancredo Neves, Oribes Antônio dos Santos, Pedro Américo, Jânio Quadros, Robson Damasceno e Darci Ribeiro. Depois virá Theobroma, de 19 a 25 de outubro, Governador Jorge Teixeira, de 26 de outubro a 1º de novembro e Jaru, de 3 a 9 de novembro. O último município a ser visitado será Ouro Preto D'Oeste, que receberá a equipe no período de 1 a 9 de dezembro.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também