Rondônia, 18 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Escola de Ji-Paraná tem 10% dos alunos inscritos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Quarta-feira, 13 Abril de 2016 - 18:17 | Da Redacao


Dos 1.347 estudantes matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio da Escola Estadual Aluízio Ferreira, em Ji-Paraná, 10% já estão inscritos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento ocorre anualmente em todo o País com a participação de alunos das redes pública e privada, com a proposta de despertar e incentivar neles o interesse pelas áreas.

Ainda na fase de inscrição, a coordenadora da OBA na Aluízio Ferreira, Juliana Bessa, espera maior adesão ao evento neste ano. “Esses primeiros alunos inscritos manifestaram o desejo pela experiência adquirida em outras olimpíadas. Estamos em sala de aula explicando e motivando o surgimento de novos astrônomos e astronautas”, afirmou a coordenadora, que leciona química, física e ciências.

Valmir Teixeira Gonçalves e Maria Eduarda Oliveira Navarro são colegas de sala, no 2º ano. Ele quer entrar para a carreira das Ciências Jurídicas e ela pretende se formar em Engenharia Ambiental. Mas ambos têm algo em comum: a participação na OBA. “Nessas Olimpíadas terei oportunidade de conhecer mais profundamente sobre aerodinâmica, espaço, aviões, foguetes e satélites. O que são e para que servem”, apontou Valmir.

“Astronomia e astronáutica são temas que nunca experimentei conhecer voluntariamente. E como já participei, com êxito, de outras Olimpíadas, despertou em mim o interesse de saber mais, já que a área de abrangência é grande e envolve meus objetivos de vida, que é o meio ambiente”, disse Maria Eduarda, terceiro lugar na etapa estadual da Olimpíada de Química em 2015.

A OBA e a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) são eventos organizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O objetivo de ambas é fomentar o interesse de jovens pelas áreas. Para tanto, a OBA e a Mobfog promovem a difusão dos conhecimentos básicos de uma maneira lúdica e cooperativa mobilizando estudantes em nível nacional.

A Olimpíada consiste na realização de uma prova sobre astronomia e astronáutica e será aplicada aos alunos inscritos na própria escola participante. Também faz parte do evento, a elaboração de foguetes sob a orientação de professores e coordenadores. Os participantes receberão medalhas, certificados, brindes, participarão da Jornada Espacial e Olimpíadas Internacionais. Mais informações podem ser obtidas no site da OBA.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também