Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Campanha Maio Amarelo dá a largada em Ji-Paraná com carreata

Segunda-feira, 02 Maio de 2016 - 15:46 | Da Redacao


A programação do Maio Amarelo, programação internacional que pretende chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito, foi aberta oficialmente neste Feriado do Dia do Trabalho, domingo, em Ji-Paraná (01) com uma carreata pelas principais ruas da cidade. Uma viatura da Polícia Federal seguiu na frente bloqueando os cruzamentos para que a carreata pudesse avançar sem problemas.  Três caminhões do Corpo de Bombeiros Militar seguiam no final, com sirenes ligadas. Todos os veículos portavam as bandeiras brancas com o símbolo internacional do Maio Amarelo.

O vice-prefeito, Marcito Pinto, e aos demais a seguir, falaram com exclusividade à reportagem do Rondoniagora sobre a importância desta mobilização: “Todos sabemos que precisamos de um trânsito mais humano. Vivemos no dia a dia os desafios e as dificuldades desse trânsito violento com tantos acidentes e problemas. Para nós, enquanto Prefeitura de Ji-Paraná, é importante participar, ajudar, apoiar este movimento para aumentar a conscientização das pessoas, motoristas e pedestres, com relação à segurança do trânsito. Os acidentes do trânsito não apenas mutila e ceifa vidas como onera o poder público.”

Walter Leitão, presidente da AMT: “Se a gente não conscientizar a população sobre os perigos do trânsito, sejam aqueles que dirigem, sejam aqueles que estão a pé nas ruas, vamos continuar assistindo infelizmente a desgraças das famílias. É preciso atuar com prevenção e educação. Toda vez que houver uma ação deste tipo, a AMT se fará presente, porque o queremos é paz no trânsito.”

Oscar Francisco Alves Júnior, juiz da 3ª. Vara Criminal: “A importância do Maio Amarelo, que é movimento mundial, é chamar a atenção para a conscientização do cidadão e preservação da vida no trânsito. A exemplo do Outubro Rosa e do Novembro Azul, o Maio Amarelo é um movimento muito importante para que todos se engajem nesta luta. O Código Nacional de Trânsito diz que a segurança no trânsito é um direito de todos. Mas, para que isso aconteça, é preciso que todos estejam unidos nesta causa, entidades públicas e civis, poder judiciário, comunidade acadêmica, imprensa, cidadão, estudantes e professores, enfim, toda a cidade.”

Ivete Alves, chefe da Equipe de Fiscalização de Trânsito do Detran: “É uma carreata para que a população observe, fique sabendo deste nosso propósito muito importante. Eu faço um pedido, vamos prestar mais a atenção no trânsito agora em maio, diminuir a velocidade e dirigir olhando o outro. Nós do Detran vamos fazer muitas ações ao longo deste mês e queremos que todo mundo entre nessa luta para diminuir os números terríveis do trânsito aqui em Ji-Paraná.”

Realidade cruel – O objetivo do movimento é realizar sempre ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil. A intenção maior é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para efetivamente discutir o tema, provocar a participação em ações educativas e propagar o conhecimento sobre esta realidade de trânsito, que todos os anos mata no Brasil,segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 1,25 milhão de pessoas. Ainda de acordo com esta entidade o trânsito brasileiro está cada vez mais perigoso e nos coloca em posição de “destaque” em suas estatísticas. No ranking da OMS de 2013 o país é o 56º do planeta mais mortal no trânsito, e 3º das Américas, atrás apenas de República Dominicana e Belize, ambos na Ámerica Central.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também