Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Casos de dengue sobem mais de 250% nos primeiros quatro meses de 2016

Sexta-feira, 06 Maio de 2016 - 21:16 | Da Redacao


De janeiro a abril deste ano, os casos de dengue em Rondônia aumentaram em 251,04% em relação ao mesmo período de 2015. Segundo dados do Boletim Epidemiológico para Monitoramento da Dengue, da Agência Estadual de Vigilância de Saúde (Agevisa), de 3 de janeiro a 23 de abril de 2016, já foram registradas 9.966 notificações de casos, enquanto no ano passado, nos primeiros quatro meses foram contabilizadas 2.839.

As confirmações deste ano somam 2.664 casos de dengue, com surto em 13 municípios: Buritis, Cabixi, Cerrejeiras, Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Rio Crespo, Rolim de Moura, Santa Luzia d’Oeste, São Felipe d’Oeste e Seringueiras. Outros 16 municípios estão em estado de alerta.

Em Porto Velho, segundo o diretor do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Sérgio Bazan, os casos não ultrapassaram a normalidade dos índices de incidência, e o atendimento feito em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e postos de saúde são essenciais para a triagem dos casos de real urgência e necessidade de internação, quando os pacientes são encaminhados para o Cemetron.

Com ações de prevenção e orientação, a Agevisa vistoriou nesse período 68% de imóveis em todo o estado. Entre 2015 e 2016, 20 casos de Febre Chikungunya foram registrados, sendo 10 na capital, dois em Vilhena, um em Cacoal, quatro em Cerejeiras, dois em Pimenta Bueno, e um em Rolim de Moura. Do Zika Vírus, foram confirmados 65 casos desde o final do ano passado até abril deste ano, sendo o maior índice em Porto Velho, com 30 confirmações.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também