Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

IFRO lança foguetes construídos por alunos

Terça-feira, 03 Maio de 2016 - 14:17 | Da Redacao


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, (IFRO), Campus Cacoal, promove nesta quarta o lançamento de foguetes construídos pelos alunos que participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

O foguete será construído pelos alunos a partir de duas ou mais garrafas pets de qualquer volume, que ficará presa numa base de lançamento também presa ao chão, construída pelos alunos e terá como combustível somente a mistura, em qualquer proporção, de vinagre com concentração de ácido acético e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó). A reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio só pode ocorrer dentro do foguete e não na base de lançamento.

Somente poderão ser lançados foguetes obliquamente, pois o objetivo é obter o MAIOR ALCANCE HORIZONTAL POSSÍVEL. Os coordenadores do projeto medirão em metros os alcances obtidos pelos foguetes medido entre o ponto de lançamento e onde parou o foguete.

Além desta etapa prática, os alunos participantes farão uma prova escrita no dia 13 de maio para complementar os requisitos da OBA, que pode premiar os participantes com medalhas, certificados, troféus e participação na Jornada de Foguetes, uma etapa nacional para a qual se classificam cerca de 200 equipes de alunos.

O evento é público, gratuito e aberto à toda a comunidade que queira prestigiar.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também