Rondônia, 09 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Ipem fiscaliza peso e qualidade de ovos de páscoa em supermercados e lojas especializadas

Quarta-feira, 09 Março de 2016 - 11:35 | RONDONIAGORA


Ipem fiscaliza peso e qualidade de ovos de páscoa em supermercados e lojas especializadas
Com a imensa oferta de ovos de páscoa em supermercados e lojas especializadas em Porto Velho, uma equipe do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem) está fiscalizando nos principais estabelecimentos da cidade a qualidade e a veracidade do peso dos produtos expostos para a venda.



Segundo o diretor técnico operacional do Ipem, Ronaldo Lessa, “a intenção da ação é dar garantia à sociedade em suas transações comerciais, que nem o consumidor e nem o estabelecimento seja prejudicado, e que a segurança seja preservada diante do que oferece o produto”, declarou.

O metrologista Hélio Cunha disse que as avaliações são baseadas nos padrões nacionais, e quanto à qualidade é observado se os brinquedos que acompanham os ovos de páscoa têm o selo de garantia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), se as embalagens tem a frase de advertência “Atenção: Contém brinquedo certificado no âmbito do sistema brasileiro de avaliação da conformidade”, e ainda especifique se há alguma restrição e a indicação de idade apropriada para manusear o brinquedo. “Nós abrimos uma unidade do produto, verificamos se o brinquedo está embalado nos padrões, e se há o selo do Inmetro. Também observamos a embalagem, e desde que esteja tudo certo, não há prejuízo nem para o consumidor e nem para o fabricante”, completou Hélio Cunha.

Já a metrologista responsável pelo setor de Pré-medidos, Maria Eulália Chagas, diz que o trabalho é feito de acordo com a quantidade de produtos expostos. “Se tem de 150 a 4 mil ovos, nós selecionamos 32 unidades e recolhemos para análise. Lá nós avaliamos se o peso indicado na embalagem condiz com o peso do produto. Caso não esteja de acordo, a notificação vai para o fabricante”.

A fiscalização está acontecendo aleatoriamente nos principais estabelecimentos desde a última segunda-feira, e vai até a próxima sexta-feira. Até este terceiro dia de ação, nenhuma irregularidade foi constatada. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também