Rondônia, domingo, 25 de junho de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 25 de Janeiro de 2008 - 19h59

Medicina da São Lucas, em parceria com a USP, realiza atividade de extensão universitária em Monte Negro

Assessoria


No período de 7 a 12 deste mês, em plenas férias, um grupo de 12 alunos da Faculdade São Lucas, alguns acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia Unir) e da Faculdade de Medicina de Marília (SP), reuniram-se em Monte Negro (sede do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB5/USP), tendo como tarefas atender 150 pacientes nas áreas clínicas e cirúrgicas e elaborar um manual pioneiro na normatização de condutas clínicas ambulatoriais.Das 7h às 13h era feito o atendimento a pacientes (crianças, idosos, jovens e gestantes) para a realização de consultas médicas e pequenas cirurgias. Das 14h às 18h, os alunos, sob a coordenação do Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo, reuniam-se em grupos para a elaboração do manual. No dia 12 (sábado) foi realizado um workshop onde todos os alunos apresentaram os tópicos estudados e redigidos.

Segundo o Professor Doutor Luís Marcelo, com o apoio da diretoria da Faculdade São Lucas, pretende-se, até julho deste ano, ter uma versão definitiva do manual, pronto para a publicação no formato de um livro. Luís Marcelo, que também coordena o Curso de Medicina da Faculdade São Lucas, enfatizou que esta é uma experiência muito rica e importante para o alunado. Além da prática médica, ele acrescentou que o aluno tem contato com a população, seus costumes, suas dificuldades e ainda tem a oportunidade de refletir e estudar tópicos da área clínica e cirúrgica, e, como produto final, ainda será co-autor de um livro na área médica. “Ganha o alunado, o paciente e o curso com a padronização das condutas”, salientou.

As atividades não param por aí. Em julho deste ano, durante 15 dias e em cooperação com a Universidade Federal do Acre (UFAC), 40 alunos das áreas de Medicina, Odontologia e Biomedicina da Faculdade São Lucas irão realizar atendimento à saúde, em Assis Brasil (AC), e auxiliar a UFAC na execução de projeto de estudo fomentado pelo Conselho Nacional de Pesquisas Tecnológicas (CNPq) sobre a ocorrência de bartonelose (doença infecciosa de alta letalidade, transmitida por mosquitos) na fronteira Brasil-Peru.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Todos os direitos reservados. As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions