Rondônia, sexta-feira, 21 de julho de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 13 de Fevereiro de 2008 - 17h24

Moradores dos distritos de Jacinópolis e Nova Dimensão pedem reabertura de estrada

RONDONIAGORA.COM


Uma comissão de mais de 15 pessoas, formada por moradores, produtores rurais e monitores do Parque Estadual Guajará-Mirim esteve reunida com o secretário da Casa Civil, Joarez Jardim, na manhã desta quarta-feira. Eles vieram pedir ajuda para a reabertura da estrada que passa pelo Parque Estadual, que foi interditada por uma Liminar Federal de 2004.Segundos eles, as famílias de Nova Dimensão e Jacinópolis, distritos de Nova Mamoré estão tendo dificuldades para escoar a produção e receber assistência médica. Para chegar aos dois distritos percorre-se 780 quilômetros, passando por Ariquemes. Sendo que essa distância pode ser encurtada pela passagem dentro do Parque, que são apenas 9 mil e 800 metros de estrada. “Nossa situação não está nada boa, mesmo porque o prefeito de Nova Mamoré disse que não vai mais atender os distritos que ficam além do Parque. Inclusive uma pessoa morreu por que a assistência médica demorou a chegar no local”, desabafa Lacir Gomes Dias, administrador de Nova Dimensão.
O chefe da Casa Civil ouviu atentamente a reivindicação dos representantes dos dois distritos e se prontificou em ajudar. “Se dependesse do governo do estado, as nossas máquinas entram amanhã lá para resolver esse problema de viabilidade, mas esbarramos nessa Liminar Federal. Faz três anos que o governo quer reabrir essa estrada, como não é questão do estado, ficamos com as mãos atadas, dependendo dessa autorização ambiental. Temos todo o interesse em ajudar no que for preciso para criar uma esturtura para a abertura da estrada”, acrescentou Joarez Jardim.
O secretário entrou em contato com o procurador geral do estado Abdiel Ramos para buscar um entendimento sobre o assunto. O procurador que retorna das férias na semana que vem, ficou de marcar uma reunião entre a procuradoria do Meio Ambiente, o secretário da Casa Civil e a Comissão para resolver o impasse. A reunião deve acontecer no início do mês de março.”Os próprios monitores do Parque que estão preocupados em preservar o meio ambiente são favoráveis a abertura dessa estrada, mas só para carros de carga leve, ambulância e ônibus para o transporte de estudantes. Buscamos um entendimento para evitar que os produtores e famílias bloqueiam a BR 425 como ocorreu no ano passado. Uma situação complicada que só foi resolvida após o estado intervir no assunto”, finaliza Jardim.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Todos os direitos reservados. As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions