Rondônia, quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 20 de Março de 2017 - 16h17

‘Semeando Sustentabilidade’ apoia recuperação de áreas em Rondônia

Trabalho realizado pelo CES Rioterra ensina a reflorestar áreas degradadas de forma rentável para evitar o avanço sobre a floresta
da Assessoria


‘Semeando Sustentabilidade’ apoia recuperação de áreas em RondôniaA recuperação de matas ciliares apoiada pela Rioterra garante preservação da água em propriedades de agricultura familiar - Foto/Rioterra

Voltado para a mitigação de impactos climáticos oriundos de atividades emissoras de carbono na atmosfera, o projeto ‘Semeando Sustentabilidade’, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, proporciona aos agricultores familiares dos municípios de Rio Crespo, Cujubim e Itapuã do Oeste, em Rondônia, uma alternativa rentável e ambientalmente sustentável para recuperar os milhares de hectares de terra abandonadas e/ou degradadas que existem na região.


Os beneficiários do projeto recebem gratuitamente insumos e orientações técnicas necessárias para recuperar áreas desflorestadas de suas propriedades, utilizando Sistemas Agroflorestais (SAFs) - plantios que consorciam espécies florestais nativas com espécies perenes com potencial econômico, a exemplo de café, cacau, colorau e outras.

Além de recuperar áreas degradadas, o ‘Semeando Sustentabilidade’ também está voltado para a regularização ambiental das propriedades, com a elaboração do Cadastro Ambiental Rural e zoneamento de lotes.

O projeto se caracteriza como uma iniciativa pioneira de difusão de técnicas ambiental e socialmente sustentáveis para a Amazônia, onde predominam a agricultura itinerante (aquela que avança sobre a floresta na busca por novas áreas de produção) e a pecuária bovina extensiva, principal atividade econômica regional.

“Fundamentalmente, o projeto visa mudar a prática que se tornou constante na região de avançar sobre a floresta para continuar produzindo, porque os agricultores sozinhos têm dificuldade para recuperar áreas, que se multiplicam na região. O nosso objetivo é que os produtores percebam que é possível trabalhar a terra de forma sustentável com rentabilidade. Queremos que essa experiência seja replicada em outros lugares da Amazônia onde a exploração da terra ameaça a integridade da floresta”, explica o coordenador de Programas da Rioterra, Alexis Bastos.

A adesão ao projeto é voluntária. Depois de uma campanha de mobilização para divulgar o projeto entre os produtores e uma avaliação técnica das áreas, os interessados fazem a adesão ao ‘Semeando Sustentabilidade’ com a assinatura de um contrato, comprometendo-se a cuidar e preservar os terrenos que estão em processo de recuperação.

‘Semeando Sustentabilidade’ apoia recuperação de áreas em RondôniaÁrvores nativas ajudam a recuperação de áreas degradadas em Rondônia – Foto / Rioterra

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions