Rondônia, quarta-feira, 23 de agosto de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Nacional

Publicado em Sexta, 13 de Março de 2009 - 12h46

Aneel aprova mudança no projeto de Jirau

RONDONIAGORA.COM


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou formalmente a mudança do projeto de engenharia da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, em Rondônia. No ano passado, a transferência em mais de 9 quilômetros do ponto original de construção já havia recebido um aval provisório, o que permitiu o início das obras, com a instalação de canteiros e estruturas não-permanentes na Ilha do Padre - o novo local escolhido pelo Energia Sustentável do Brasil (Enersus), o consórcio vencedor, liderado pela multinacional Suez.Em ofício, a Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos da Aneel diz ter concluído " pelo atendimento às exigências técnicas e normas legais " da mudança proposta. Com isso, aprova o novo projeto em caráter final, mas de forma condicionada à obtenção da licença de instalação definitiva junto ao Ibama e de outorga para o uso da água pela Agência Nacional das Águas (ANA).
Em maio de 2008, o Enersus arrematou a concessão de Jirau, superando o consórcio liderado pela Odebrecht, que já havia ganhado a disputa por Santo Antônio, primeira das duas hidrelétricas do rio Madeira. O Enersus afirma que a mudança permite economia de R$ 1 bilhão no investimento. A Odebrecht questionou a legalidade da mudança e houve uma batalha entre as empresas. A briga acabou no fim de 2008.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vistoriou ontem as obras das duas usinas, em companhia dos principais executivos dos consórcios. Santo Antônio deve entrar em operação em maio de 2012. Para Jirau, o prazo oficial é janeiro de 2013, mas a usina deve iniciar a geração até um ano antes.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions