Rondônia, sábado, 19 de agosto de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Nacional

Publicado em Terça, 12 de Março de 2013 - 10h10

Avião monomotor americano cai em Manaus

A Crítica


Um avião monomotor, de prefixo N209B, que vinha de Boa Vista (RR), caiu, na noite desta segunda-feira (11), em frente ao clube da Aseel no Tarumã, Zona Oeste de Manaus. Duas pessoas ficaram levemente feridas. Tanto o piloto americano Jhon Thompson, 42, quanto o co-piloto boliviano Luís Fernando, 40, foram encaminhados ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, localizado na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga Recife, onde receberam atendimento médico.

Segundo informações do chefe da sessão do Corpo de Bombeiros da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), tenente Martins Costa, as duas pessoas que estavam na aeronave foram socorridas por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Hospital.

Não houve explosão, somente derramamento de combustível na pista, o que levou o Corpo de Bombeiros a passar mais de uma hora jogando água e espuma na aeronave e na pista como forma de prevenir um eventual incêndio.

De acordo com o gerente de segurança da Infraero, Márcio Souto, às 20h20 o piloto acionou a torre declarando situação de emergência e, logo em seguida, o avião sumiu dos radares. A equipe dos Bombeiros, que é conveniada com a Infraero e mantém um grupo de 16 profissionais de prontidão, foi informada por moradores próximos do local do acidente sobre a queda da aeronave e, acompanhada dos profissionais da saúde, auxiliou na retirada das vítimas.

Ainda segundo o gerente, o piloto informou que o motor do avião de pequeno porte começou a perder força e, na tentativa de realizar um pouso de emergência, notou que o motor do avião, de marca Super Skywogon, parou, ocasionando a queda do avião de bico na pista  acertando um poste de fornecimento de energia elétrica que por pouco não veio abaixo.

A assessoria do Corpo de Bombeiros informou que a aeronave tinha matrícula americana e pretendia pousar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (avenida Santos Dumont, Tarumã), terminal II - Eduardinho.

O local do acidente foi isolado e uma equipe do Seripa- 7 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) iniciou a perícia no local ainda na noite desta segunda-feira.

Os trabalhos devem ser encerrados amanhã, quando a aeronave será removida na avenida. O relatório, fruto da investigação, apontará as causas do acidente. Ele será encaminhado ao Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que emitirá recomendações sobre segurança com o objetivo de evitar que episódios como este voltem a ocorrer, informou o tenente-coronel chefe do Seripa, Artur Rangel. O trabalho pode durar meses, de acordo com ele.

Rangel informou, ainda, que a palavra final sobre o ocorrido e as recomendações oficiais aplicadas ao caso, sairão da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Durante vistoria da aeronave, o prefeito Artur Virgílio Neto chegou ao local do acidente acompanhado de uma equipe em busca de informações.
 


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Todos os direitos reservados. As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions