Rondônia, domingo, 20 de agosto de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Nacional

Publicado em Sexta, 30 de Janeiro de 2009 - 12h34

Destruição na Amazônia chega a 17% em cinco anos, indica ONU

Agência Brasil


Brasília - Um levantamento feito pelo Programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente mostra que 17% do território da floresta amazônica foi destruído entre 2000 e 2005. Durante o período, foram queimados ou destruídos 857 mil quilômetros quadrados de árvores – o equivalente ao território da Venezuela. As informações são da BBC Brasil.De acordo com o relatório ainda não divulgado oficialmente, a maior parte do desmatamento ocorreu em território brasileiro, mas os outros sete países que abrigam a floresta também estão sendo responsabilizados, com exceção da Venezuela e do Peru.

“A progressão das frentes pioneiras [processo de apropriação territorial, marcado pela abertura de estradas e urbanização] na Amazônia e as transformações que elas introduziram são tantas que o movimento de ocupação dessa última fronteira do planeta parece irreversível”, disse a ONU.

Além do desmatamento, a corrida pela apropriação das reservas e das matérias-primas da região, segundo a ONU, também apresentam um papel importante na deterioração da Amazônia. A entidade também condenou a situação “de grande pobreza” em que vivem as populações que habitam a floresta.

A previsão da ONU é de que o relatório final – com mais dados ainda sigilosos – seja divulgado durante o encontro anual de seu conselho administrativo, marcado entre 16 e 20 de fevereiro em Nairóbi, no Quênia.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Todos os direitos reservados. As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions