Rondônia, quarta-feira, 23 de agosto de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Nacional

Publicado em Terça, 18 de Novembro de 2008 - 12h48

Exército usa búfalos como meio de transporte na Amazônia

G1


Os soldados que patrulham a Amazônia estão descobrindo que os búfalos podem ser bons parceiros na selva. O Exército está usando os animais como meio de transporte em operações na floresta.O animal faz parte da paisagem amazônica desde o início do século passado. O búfalo se adaptou às várzeas onde pode se refrescar nas áreas alagadas. É um animal rústico, que precisa de pouco trato.

Em uma fazenda de Itacoatiara (AM), o rebanho de 150 animais está sendo melhorado. A proprietária comprou dois reprodutores de raças diferentes. “Tanto faz produzir como vender para corte. Então, é dinheiro em pé”, afirmou Jussara Haddad.

Bem adaptados à região e acostumados à tranqüilidade da fazenda, os búfalos enfrentam o difícil trabalho de ajudar a defender as fronteiras do país.

Uniforme militar

No Centro de Instrução de Guerra na Selva, em Manaus, o animal ganhou uniforme militar e serve ao Exército brasileiro. Os bezerros recebem treinamentos a partir de oito meses de idade para missões na Floresta Amazônica.

O animal não se intimida com os obstáculos que encontra pela frente. Um rio não atrapalha a missão. O búfalo sabe nadar e ainda leva o soldado de carona.

Alternativas foram experimentadas para o transporte dentro da mata, como cavalos e mulas, mas o búfalo tem características que fazem dele o melhor guerreiro de selva entre os animais testados. A pele grossa resiste bem às doenças comuns ao meio ambiente úmido e quente da selva. Na hora de comer, não é muito exigente e se alimenta de plantas da própria floresta. Além disso, é dócil e muito forte, capaz de carregar o equivalente ao próprio peso. “O soldado já tem um bom preparo físico, mas mesmo assim a sua mochila chega a pesar em torno de 25 a 30 quilos e se transforma em um obstáculo na selva”, afirmou o soldado do Exército Vílton da Silva.

Os animais são doados para o exército por criadores da região.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions