Rondônia, terça-feira, 22 de agosto de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Nacional

Publicado em Quinta, 04 de Dezembro de 2008 - 19h22

GOVERNO LAMENTA SUSPENSÃO DE OBRAS DA HIDRELÉTRICA DE JIRAU

INVERTIA


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, lamentou nesta quinta-feira que a construção da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO), tenha se tornado uma discussão judicial e acarretado o atraso nas obras. "Implantar a competição em um país como o Brasil é muito difícil. As pessoas não gostam muito. Lamento muito (a contestação de Jirau)", disse a ministra, que participou de reunião da Executiva Nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores).O centro da polêmica sobre a hidrelétrica de Jirau está no deslocamento em cerca de 9 km do eixo da usina, na comparação com o projeto original, o que demandaria um novo estudo de impacto ambiental. A mudança no local da obra abriu espaço para que consórcio vencedor (composto por Suez, Camargo Corrêa e Chesf) pudesse reduzir em aproximadamente R$ 1 bilhão o projeto, diminuindo também o preço pela oferta do megawatt/hora (MWh), mas as empresas derrotadas questionaram junto ao Poder Judiciário a alteração das obras e um possível descumprimento do edital que fixou as regras para o empreendimento.

Ao traçar um balanço da evolução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a chefe da Casa Civil observou que o País esteve paralisado por muito tempo por conta da falta de investimentos em infra-estrutura, mas que desde o lançamento do carro-chefe do segundo mandato, no início de 2007, o Brasil retomou sua eficiência em projetos.

"Quando se cortam investimentos em um país como o Brasil, se cria dentro do governo uma ineficiência absurda. Tivemos que trocar o pneu do carro com ele andando. O PAC é um exercício de trocar o pneu do carro com ele andando", comentou.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions