Rondônia, quarta-feira, 23 de agosto de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Nacional

Publicado em Segunda, 11 de Agosto de 2008 - 18h56

Ibama vê impactos positivos e negativos em mudança de Jirau

UOL


O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) revelou nesta segunda-feira que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) identificou quatro pontos positivos e um negativo na mudança do local de construção da usina de Jirau, no rio Madeira. O consórcio vencedor da usina, liderado pela francesa Suez, propôs mudar em 9 quilômetros a localização da usina.Segundo Minc, a proposta da Suez traz benefícios por diminuir a quantidade de rocha retirada para a construção da usina, por trazer menor sedimentação e pelas soluções encontradas para a preservação de peixes e para a erradicação da malária. Como ponto negativo, porém, o Ibama identificou um aumento no tamanho da área inundada.

"A equipe está no terreno para levantar o que está nessa área inundada", disse o ministro.

Minc evitou avaliar, porém, se o fato de o número de pontos positivos ser maior do que os negativos indica uma tendência de aprovação da modificação pelo Ibama. "A parte negativa tem que ser mensurada ainda", afirmou.

O ministro disse ainda que a análise de Jirau está sendo feita de maneira totalmente separada de Santo Antônio, mas afirmou que a licença de instalação da primeira deverá sair em breve. Hoje, o Ibama anunciou a concessão da licença de instalação (que autoriza o início das obras) de Santo Antônio, com 40 condicionantes.

"O nosso rigor será o mesmo que houve em Santo Antônio", disse.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions