Rondônia, domingo, 20 de agosto de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Nacional

Publicado em Segunda, 17 de Maio de 2010 - 15h56

Justiça nega monitoramento prévio de vídeos sobre ex-prefeito de Cuiabá

Folha on Line


O TJ (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso aceitou recurso do Google e revogou decisão de primeira instância que exigia o "monitoramento prévio" e a exclusão do YouTube de vídeos supostamente ofensivos à honra do ex-prefeito de Cuiabá e pré-candidato ao governo de Mato Grosso, Wilson Santos (PSDB).Em março, pouco antes de se desincompatibilizar do cargo, Santos entrou na Justiça contra a publicação no YouTube de um vídeo intitulado "Samba da Lorota". Na peça musical, o então prefeito era chamado de "pinóquio" e "mentiroso". "O meu voto já foi seu, mas tudo o que você falou não aconteceu", dizia um trecho da letra.

Além da retirada do vídeo do sistema, o prefeito conseguiu ainda que o Google fosse obrigado a monitorar o conteúdo das postagens, para evitar "novas agressões". A empresa cumpriu o primeiro item, mas recorreu do segundo, por considerar "impossível" atender à exigência.

Para o desembargador Sebastião de Moraes Filho, relator do recurso, a varredura prévia dependeria de "critérios subjetivos" do próprio alvo de eventuais ofensas. "[Não é] possível determinar a censura prévia de conteúdo eventualmente ofensivo ao agravado", opinou.

O relator lembrou que o vídeo indicado pelo ex-prefeito foi devidamente excluído e que, em caso de episódios semelhantes, bastará indicar ao Google a localização da postagem para análise.

"A medida que melhor se encaixa ao objetivo [...] é a determinação de que a empresa agravante continue a excluir vídeos devidamente identificados pelo agravado como ofensivos à sua honra e ou moral", apontou.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions