Rondônia, sábado, 19 de agosto de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Nacional

Publicado em Quinta, 14 de Maio de 2009 - 15h36

Licença de instalação de Jirau deve sair na próxima semana

invertia


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta quinta-feira que a licença total de instalação da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO), deve ser oficializada até a próxima semana. Atualmente, o consórcio vencedor, composto por Suez, Camargo Corrêa e Chesf, detém uma licença parcial para as obras, o que permite apenas a instalação de um canteiro de obras na região e a construção de um tipo de dique que isola parte do rio."Eu imagino que a licença de Jirau deve sair na semana que vem. Eu devo estar na semana que vem em Rondônia na terça-feira numa operação contra o desmatamento e também fazendo um entendimento com governo estadual que acho que vai facilitar esse licenciamento", declarou o ministro após participar de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) voltadas para petróleo e gás.

Além de conceder a licença, o governo federal irá articular com o governador do Estado, Ivo Cassol, para que não haja novas entraves à realização da obra, inclusive propondo a regularização fundiária para as famílias que moram em uma região de floresta próxima. Na semana passada, o próprio presidente Lula conversou com Cassol sobre os impasses envolvendo a hidrelétrica de Jirau.

"Vamos fazer uma desafetação da Flona (Floresta Nacional) Bom Futuro. Moram quatro mil pessoas, tem 10 escolas, 10 igrejas. Provavelmente vai ser desafetada para construir um bairro, e nós vamos ficar com a parte boa da Flona, mais ao norte que são 150 mil hectares e vamos também ficar com a parte da reserva estadual", explicou Minc.

"Há 15 anos as pessoas foram ocupando aqui e hoje tem quatro mil e poucas pessoas ocupando a Flona completamente descaracterizada. Vamos retirar o gado e parar com o roubo de madeira", disse.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Todos os direitos reservados. As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions