Rondônia, sábado, 19 de agosto de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Nacional

Publicado em Segunda, 30 de Maio de 2016 - 16h57

Museu itinerante com história das Olimpíadas está aberto para visitação em Porto Velho

Da Redacao


O espírito olímpico já começou a invadir Porto Velho. Desde o domingo (29), o “Museu Itinerante Se Prepara Brasil - O Caminho do Esporte até o Rio de Janeiro” está na capital de Rondônia para contar um pouco da história do maior evento esportivo do mundo: a Olimpíada. São apenas dois dias em cada cidade e cerca de 1 mil pessoas já visitaram o museu que está instalado em frente ao Mercado Cultural, na região central da capital. O espaço fica aberto até às 20h desta segunda-feira.

A iniciativa é do Grupo Bradesco Seguros, um dos patrocinadores dos Jogos Rio 2016,  e reúne peças dos acervos do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares. Tochas, medalhas, kimonos, raquete, bolas, ingressos e toda a história, com destaque para a participação feminina, pode ser vista no museu. A tocha que percorre o Brasil também está exposta e os visitantes podem fazer fotos e até tocar. Há ainda o mascote dos jogos e um pódio para registrar o  momento e já entrar no clima olímpico.

A estudante de direito Carolina Motim Pereira de Paula, de 19 anos, diz que é uma iniciativa muito interessante. “Acredito que seria muito se fosse investido mais nesse tipo de coisa porque não tem aqui em Porto Velho. Nunca tinha ouvido falar de eventos que valorizassem a cultura, o esporte. Então é realmente inesperado e é muito bom”, diz a estudante que costuma acompanhar e torcer bastante pela equipe de natação brasileira.

O mesmo pensamento tem Jeflys James Alves Nunes, de 19 anos, estava na expectativa de conhecer a história das Olimpíadas exposta no museu sobre rodas. “Sempre que tem um evento assim, o espírito patriótico invade todos os brasileiros. E esse museu traz um pouco do espírito olímpico da cidade. Não sabia chegaria aqui, mas isso aproxima mais as pessoas dos jogos”, acredita o estudante.

O projeto percorre o Brasil em duas carretas com roteiros distintos, e teve início no dia 30 de abril. Serão cerca de 30 mil quilômetros percorridos até 31 de julho, quando encerra a exposição. Os dois museus se encontram em agosto, no Rio de Janeiro, onde ficará exposto durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha.

“O Museu Itinerante Se Prepara Brasil leva um pouco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para quem não puder assistir ao maior evento esportivo mundial no Rio de Janeiro e ainda deixa um legado de conhecimento olímpico que pode estimular novos talentos para o futuro do esporte no país”, declara Alexandre Nogueira, diretor do Grupo Bradesco Seguros.

De Porto Velho, o museu segue para Rio Branco, capital do Acre, onde fica em exposição nos dias 3 e 4 de junho.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Todos os direitos reservados. As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions