Rondônia, domingo, 20 de agosto de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Nacional

Publicado em Quinta, 15 de Dezembro de 2016 - 08h41

PF prende 12 vereadores de Foz do Iguaçu durante operação

da Redação


PF prende 12 vereadores de Foz do Iguaçu durante operação

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (15) a quinta fase da Operação Pecúlio, batizada de *NIPOTI. A ação acontece em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e tem a finalidade de desarticular grupo de pessoas voltadas para a prática de irregularidades perante a Administração Pública do Município de Foz do Iguaçu (Tríplice Fronteira) e na Câmara Municipal da cidade, mediante desvio de recursos públicos, com a finalidade de obtenção de vantagens indevidas. Doze dos 15 vereadores de Foz do Iguaçu foram presos, segundo a assessoria de imprensa da PF.

Conforme a PF, são cumpridos 78 mandados judiciais, sendo 20 de prisão preventiva, oito de prisão temporári 11 de condução coercitiva e 39 de busca e apreensão. A operação acontece em residências e locais de trabalho dos investigados e em empresas supostamente ligadas ao grupo criminoso, nas cidades de Foz do Iguaçu, Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Recife (PE) e Brasília (DF).

A corporação acrescentou que as ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu/PR fundamentadas em diversos indícios e colaborações premiadas obtidos ao longo das investigações e fases da Operação Pecúlio.

As investigações da PF e do MPF apontam que em algumas obras de pavimentação em Foz do Iguaçu foram constatados prejuízos consumados na ordem de aproximadamente R$ 4,5 milhões. Além disto, segundo a PF, os serviços foram realizados com baixa qualidade.

Nepotismo originou nome

A PF informou que o termo *NIPOTI, plural de nipote, significa sobrinhos ou netos na língua italiana. O nepotismo tem origem na palavra nepos, nepote, do latim, que se prende à ideia de descendência, parentesco, assumindo o sentido de favoritismo para com parentes.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions