Rondônia, domingo, 20 de agosto de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Nacional

Publicado em Terça, 24 de Maio de 2016 - 01h07

Revezamento da tocha Olímpica "aquece" principais pontos turísticos de Salvador

Da Redacao


Salvador fica mais quente do que de costume nesta terça-feira (24). Além do calor do axé, da pimenta, das praias e da cultura baiana, a chama Olímpica promete aquecer o percurso de 73 quilômetros que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. O revezamento começa às 9h50 no Pelourinho, onde a tocha será recebida pelo ritmo dos tambores do grupo Olodum.

Na sequência a chama percorre a algumas atrações da região, considerada Patrimônio Histórico pela ONU, como a Fundação Casa de Cultura Jorge Amado, antiga residência do escritor baiano, e o Terreiro de Jesus, praça no centro histórico onde se localiza a Catedral Basílica de São Salvador e o convento e igreja de São Francisco.

Terreiro de Jesus concentra importantes prédios históricos de Salvador, como convento e igreja de São Francisco (Foto: Christian Knepper)

Em seguida, a tocha segue para o Mercado Modelo, com mais de 8 mil metros, quadrados de artesanato e culinária típicos da Bahia. Para chegar lá, a chama passa pelo Elevador Lacerda de forma inusitada: desce 72 metros de rapel pelo lado de fora do primeiro elevador urbano do mundo. 

Mascote Vinicius já visitou um dos cartões-postais da cidade (Foto: Leonardo Rui/Rio 2016)

Bem menos tensa será a condução da tocha pelas águas do Dique do Tororó a bordo de um barco a remo. A lagoa abriga esculturas de orixás assinadas pelo artista plástico Tati Moreno e fica ao lado da Arena Fonte Nova, que durante os Jogos Rio 2016, vai receber 13 partidas de futebol – 10 masculinas e 3 femininas. Ainda há ingressos à venda no site dos Jogos Rio 2016.

Arena Fonte Nova é vizinha de Dique Tororó, que vai receber a tocha Olímpica (Foto: Portal da Copa)

Música, religião e história também se encontram com a chama Olímpica na Igreja Nosso Senhor do Bonfim, onde a tocha será recepcionada pelas tradicionais baianas e pelo grupo Afoxé Filhos de Gandhy.

Afoxé Filhos de Gandhy vão prestar homenagem à chama Olímpica (Foto: GettyImages)

Tocha Olímpica em boas mãos

Ao todo, 150 pessoas conduzem a tocha Olímpica pelas ruas da primeira capital do Brasil. Atletas como os pugilistas Acelino Popó Freitas, o primeiro tetracampeão mundial e medalha de prata no Pan de Mar del Plata, e Esquiva Falcão, bronze em Londres 2012; Alan do Carmo, primeiro nadador brasileiro a garantir vaga nos Jogos Rio 2016; e Jacqueline Mourão, eleita cinco vezes a melhor atleta de mountain bike do Brasil, passam a chama para personalidades como a cantora Daniela Mercury, o diretor e idealizador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, e cidadãos com histórias de vida inspiradoras, como Luislinda Valois, a primeira juíza e desembargadora negra do país e embaixadora da Paz pela ONU em 2012.

Esquiva Falcão foi bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (Divulgação)

Festa no Farol da Barra

Além do pôr do sol espetacular, o Farol da Barra também será palco da celebração de encerramento do revezamento em Salvador. Os shows começam às 16h30 com duelo de DJ’s e show de Jammil. Após o acendimento da pira de celebração, Daniela Mercury, Thiaguinho e Jota Quest sobem ao palco para encerrar a festa. 

Farol da Barra é ponto turístico e também concentra blocos que arrastam milhares de foliões no carnaval (Foto: Maurício Simonetti)


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions