Rondônia, sábado, 19 de agosto de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Nacional

Publicado em Quinta, 12 de Agosto de 2010 - 10h23

Terremoto de magnitude 7,2 atinge região central do Equador

TERRA / EFE


Um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter foi registrado nesta quinta-feira na região central do Equador, às 8h54 (horário de Brasília), a cerca de 177 quilômetros a sudoeste de Quito e a 186 quilômetros de profundidade, informou hoje o Centro Geológico dos Estados Unidos.O mesmo instituto americano rebaixou posteriormente a medição do tremor para 6,9 graus.

Por sua vez, o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional do Equador informou que, segundo relatórios preliminares, o tremor foi de 7,1 graus e situou o epicentro na província amazônica de Pastaza, a uma profundidade de 190 quilômetros, a 199 quilômetros da cidade de Puyo e cerca de 180 quilômetros de Quito.

O IG precisou que a localização é preliminar e que, até o momento, os analistas e cientistas analisam o evento "para conseguir informações mais precisas".

Segundo relatos, o terremoto foi sentido em todo Equador, mas não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

Liliana Troncoso, técnica do IG, explicou que as avaliações pertinentes ainda estão sendo realizadas e que o relatório definitivo será emitido perto do meio dia.

Troncoso descartou também qualquer possibilidade de que o tremor origine um tsunami.

"É um sismo de grande magnitude" e de "longa duração", disse a cientista, mas descartou que se fale de "terremoto" porque normalmente esse evento é associado a danos materiais e, até o momento, não se tem informação de que tenham sido produzidos.

Além disso, disse que o IG "não descarta" que existam réplicas, mas que a hipótese é que, ao ter se produzido em uma profundidade "importante", sejam de uma "magnitude menor" e possivelmente não sentidas pela população.

Troncoso descartou os dados de alguns meios de comunicação locais que anunciaram que aconteceram dois eventos sísmicos seguidos.
A emissora "Sonorama" informou, além disso, que na cidade de Guayaquil e seus arredores o tremor provocou alguns cortes de energia, mas as autoridades ainda não informaram de possíveis danos.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Todos os direitos reservados. As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions