Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Academia de Polícia Civil inicia curso básico de armamento e tiro

Segunda-feira, 17 Setembro de 2012 - 11:09 | Assessoria


A Academia de Polícia Civil de Rondônia – ACADEPOL -, visando o aperfeiçoamento dos policiais, elaborou o projeto intitulado “Curso Básico de Armamento e Tiro”, com o objetivo de treinar todos os policiais civis que se encontram na ativa.


Com efeito, em situação de crise, exige-se uma correta preparação que envolve conhecimentos teóricos e práticos, que vão além do simples manuseio da arma.
O treinamento em tela visa capacitar os policiais que estão há algum tempo sem o devido treinamento a utilizarem o armamento individual disponível, aliado a técnicas individuais, para melhor desempenharem suas atividades, com segurança e conhecimento dos fundamentos que permeiam o uso de arma de fogo em situações que exigem o uso da mesma.
Com efeito, em situação de crise, exige-se uma correta preparação que envolve conhecimentos teóricos e práticos, que vão além do simples manuseio da arma.

O curso começa nesta segunda-feira, dia 17 de setembro de 2012, e conforme programação continuará até o ano de 2014, havendo a previsão da participação de aproximadamente dois mil policiais, com duração de 16 horas/aulas, sendo que cada policial efetuará 60 tiros.
As aulas serão ministradas no Batalhão Ambiental, pois a ACADEPOL não dispõe mais de estande de tiro, e o Tenente Coronel Vilson, muito gentilmente, cedeu o espaço para o treinamento.
O curso inicialmente ocorrerá nesta capital e terá continuidade no interior, e contará com doze instrutores, todos treinados pela ACADEPOL, tendo cada turma vinte alunos e três instrutores.

O projeto inicial foi elaborado pelo Delegado de Polícia Civil, Dr. Ricardo Rodrigues, na época Secretário Adjunto de Segurança Pública, e, após quase um ano, o treinamento é posto em prática.
A ACADEPOL conta com o apoio irrestrito do Diretor Geral de Polícia Civil, Dr. Pedro Roberto Gemignani Mancebo, do Diretor Executivo, Dr. Osmar Luiz Casa e do Secretário de Segurança Pública, Dr. Marcelo Nascimento Bessa.

O conteúdo programático do curso terá as seguintes disciplinas:
-Regras de segurança;
-Revisão do manejo do armamento;
-Revisão dos fundamentos básicos do tiro;
-Recargas administrativa, tática e combate (emergencial);
-Carga e recarga com uma mão apenas;
-Saneamento de panes em pistolas (falha de percussão, chaminé, dupla alimentação, falha de trancamento, obstrução do cano com projétil);
-Técnicas de saque;
-Tiro básico (prática dos fundamentos básicos do tiro com recarga).
-Tiro intuitivo com saque e recarga (double tap)
Vale salientar que nunca houve na história da Polícia Civil de Rondônia treinamento de tal magnitude, o qual só foi possível em razão do apoio do Secretário de Segurança Pública, Dr. Marcelo Nascimento Bessa. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também