Rondônia, 19 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Ação da PF deixa cinco mortos no AM; dois eram agentes federais

Quarta-feira, 17 Novembro de 2010 - 11:49 | UOL


A Polícia Federal do Amazonas confirmou a mortes de cinco pessoas, sendo dois agentes federas e três suspeitos de tráfico de drogas, durante uma troca de tiros por volta das 3h de hoje, na região de Codajás (240 km a oeste de Manaus). Um terceiro agente ficou gravemente ferido.



Segundo as primeiras informações, duas equipes com sete policiais investigavam o envio de meia tonelada de cocaína em uma embarcação, pelo rio Solimões, quando abordaram uma lancha com suspeitos.

Um outro barco com suspeitos dava apoio aos traficantes e iniciou-se uma troca de tiros. Os agentes federais Mauro Lobo e Leonardo Matsunaga foram atingidos com tiros, provavelmente com fuzis. "Eles foram abordar a embarcação suspeita e foram surpreendidos com os tiros", disse o agente federal Nelson Oliveira, presidente do Sindicatos dos Policiais Federais do Amazonas.

Uma reunião acontece neste momento na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Manaus, para iniciar as investigações sobre o caso. O agente Nelson Oliveira atribuiu as mortes à falta de estrutura e fechamentos de postos de fiscalização da Polícia Federal na fronteira de países como Colômbia e Peru, principal produtores de cocaína. "Nós não temos combustível, armamento adequado e na fronteiras os postos fecharam. Os colegas trabalham por amor ao trabalho, por amor a vida", disse.

Na quinta-feira passada, a PF apreendeu 127,5 kg de cocaína após troca de tiros com traficantes no rio Negro, a 15 km de Manaus. A ação foi realizada durante tentativa de abordagem para combater o tráfico internacional de drogas em rios do Estado. Na ocasião, três homens trocaram tiros com policiais e jogaram a droga de uma lancha.

Dividida em três fardos que boiaram na água, a cocaína foi apreendida pela polícia e avaliada em R$ 1,8 milhão. Os policiais estavam armados de fuzis. Ninguém ficou ferido.

O delegado de repressão a entorpecentes da PF, Leandro Almada, disse que nesta época do ano, quando os níveis dos rios Solimões e Negro começam a subir, o tráfico internacional de drogas intensifica o envio de drogas da Colômbia para Manaus.

De janeiro até a primeira semana de novembro, segundo o delegado Almada, foram apreendidas 2,5 toneladas de cocaína no Estado do Amazonas.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também