Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Assembléia acaba com idéia de Cassol e Odacir Soares em mudar a história de Rondônia e define Data Magna

Segunda-feira, 19 Abril de 2010 - 22:01 | RONDONIAGORA


Assembléia acaba com idéia de Cassol e Odacir Soares em mudar a história de Rondônia e define Data Magna

Os deputados estaduais decidiram nesta segunda-feira que a principal data de Rondônia é mesmo o 4 de Janeiro, dia em que se comemora a emancipação política do Estado.

No final do ano passado, orientado por seu conselheiro Odacir Soares, o então governador Cassol decidiu, sem ouvir mais ninguém, que iria mudar a história e acabou com o feriado de 4 de Janeiro definindo que as comemorações ocorreriam em 22 de dezembro, dia em que o Estado foi criado. A alteração de nossa história foi imediatamente denunciada pelo RONDONIAGORA e uma grande polêmica teve início. Partiu do deputado Jesualdo Pires apontar o caminho para a solução, ao chamar historiadores e autoridades respeitáveis para um debate público. Na última semana foi quase unânime o apelo pelo 4 de Janeiro. A resposta da Assembléia além de atender ao clamor popular é uma resposta adequada a pessoas que buscam desrespeitar as tradições de um povo e principalmente quando, no caso específico dessa data, partiu de um homem que tanto lutou por ela, o ex-governador Jorge Teixeira.

Ao longo das discussões sobre a existência ou não de norma específica que regulasse o feriado em 4 de Janeiro, o jornal também obteve apoio de seus leitores e enterrou até mesmo argumentações da Fecomércio de que o governador estava correto. Um decreto de Jorge Teixeira definia já em 1.981 que a data máxima do Estado é a mesma que foi confirmada pela Assembléia nesta segunda.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também