Rondônia, 19 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

BATISTA PEDE LIBERAÇÃO DE SEU ÚLTIMO SALÁRIO

Sexta-feira, 04 Maio de 2012 - 18:42 | Elianio Nascimento


O ex-secretário da Saúde, acusado de ser membro efetivo e ativo do esquema do foragido Valter Araújo, aos poucos retoma a vida. No mês de março já havia garantido a movimentação de 112 cabeças de gado para um outro pasto. Detalhe que o MP acatou os argumentos e o pedido foi autorizado pela Justiça. Agora ele entrou mais uma vez na Justiça para tentar reaver o último salário como secretário de Estado. Disse que permaneceu no cargo até 17 de novembro do ano passado e tem direito aos dias trabalhados.



Como era de se esperar

Valter Araújo, através de um de seus advogados, impetrou nesta sexta-feira embargos de declaração contra a decisão do desembargador Sansão Saldanha que mandou desmembrar um dos processos penais a que responde. Como Valter fugiu e alguns dos acusados detém foro privilegiado, o desembargador entendeu que o desmembramento pode acontecer. Para o foragido não. E por isso ele vai querer postergar de todas as formas o andamento dos processos.

Provas

Há centenas de provas contra todos os acusados na Operação Termópilas, o que também vai acabar causando a demora no julgamento. A base das acusações são monitoramentos telefônico e ambiental, busca e apreensões e depoimentos dos próprios investigados e testemunhas.

Testemunhas

O radialista de Ji-Paraná e eterno candidato do PMDB, EDVALDO RODRIGUES SOARES é testemunha da defesa em processo envolvendo José Batista da Silva, Rafael Santos Costa e José Miguel Saud Morheb. Ele foi arrolado pelos advogados de José Miguel, no caso em que corromperam e pagaram propina ao ex-secretário da Saúde. Aliás, nesse caso, o bando já se acusa. Miguel diz que Batista é quem foi o criminoso nessa história, relatam os autos do processo 0001203-43.2012.8.22.0501. Os acusados tentam de todas as formas invalidar as provas, dizendo por exemplo, que as escutas telefônicas e ambientais foram feitas antes da constatação de qualquer crime. Afirmam ainda que a Polícia Federal usurpou competência da Polícia Civil. Mas ai, o juiz da causa, Valdeci Castellar Citon, da 2ª Vara Criminal de Porto Velho deu uma aula aos acusados: “Da análise de toda a situação que envolve o caso, percebe-se que não ocorreu usurpação das atribuições da Polícia Civil por parte da Polícia Federal, considerando que os delitos em apuração têm como suspeitos, também, pessoas do alto escalão da Administração Estadual, que poderiam facilmente opor obstáculos ao desenrolar dos trabalhos ou impedir que estes fossem desenvolvidos com isenção”, explicado?

Pois é

A tese dos acusados é que deveria ser a Polícia Civil a investigar o caso. Talvez acontecesse algo parecido e todos poderiam ser presos. Mas nunca é tarde lembrar que Valter Araújo mantinha tentáculos gigantescos orbitando pelos poderes rondonienses.

Fugindo

Dirigentes do Sindsaúde foram acusados na Justiça de coloca obstáculos para não serem intimados da decisão do desembargador Rowilson Teixeira, que determinou que 80% dos grevistas fosse trabalhar normalmente. Veja o que escreveu o desembargador: “Em análise detida da certidão da Srª Oficiala de Justiça, bem como de seu próprio testemunho, que por 3 vezes tentou localizar os Dirigentes do SINDSAÚDE, constata-se nitidamente que os mesmos estão se furtando à citação e intimação da decisão.......Tal conduta dos dirigentes classistas, além de reprovável é contrária ao estado democrático de direito, a ponto de autorizar medidas mais enérgicas, a fim de se reguardar a garantia da ordem pública e do interesse público, em especial, a garantia de saúde pública a todos os que dela necessitam.”

Com a Polícia

O desembargador determinou então, que a oficial de Justiça intimasse qualquer dirigente do Sindsaúde e mandou que o Comando da PM garantisse suporte para o cumprimento da decisão.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

USINA DE JIRAU TOMA FAZENDA DE VALTER ARAÚJO

E o PM que matou dois no Amazonas ganhou trabalho interno no batalhão em Porto Velho.

JUSTIÇA MANTÉM GREVE NA SAÚDE, MAS IMPÕE LIMITES

Desembargador determina que pelo menos 80% dos servidores sejam mantidos no Trabalho

PREFEITURA PAGA CARO PARA PROCURADORES SEREM DOUTORES

Dois procuradores viajam a São Paulo para curso pago pelo contribuinte

CONTAS DE VALTER ARAÚJO CONTINUAM DESAPROVADAS NO TSE

TRE de Rondônia fez sua parte ainda em dezembro de 2010, quando irregularidades foram detectadas.