Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Brasília. A Vitória dos Candangos

Terça-feira, 20 Abril de 2010 - 11:57 | Tadeu Fernandes


Todos os brasileiros gostariam de prestar homenagens aos 50 anos da fundação de Brasília, daí recordo a minha visita a NOVACAP logo após seu nascimento. Fui visitar uns amigos que ali se instalavam na área de construção, Tarcisio Mafra e Miguel Pacheco. Representavam a INCONAVI, firma de transporte fluvial que enviava madeira de Mato Grosso para a construção de Brasília.



O objetivo principal era visitar meu irmão Telson Fernandes que integrava a Guarda Presidencial e garbosamente estava com sua gloriosa farda no Palácio da Alvorada no dia 21 de abril de 1960. Aproveitei a estada para comprar cartões postais da cidade que seria o orgulho do Brasil, capital moderna, moldada por Oscar Niemeyer e Lucio Costa e implantada por Juscelino Kubitschek de Oliveira. Conheci os primeiros movimentos da nova Capital do Brasil deixando-me boas recordações.

Retornei nestes cinquenta anos várias vezes, tanto a passeio como para interesses profissionais e sempre que posso reencontro velhos amigos. Para não delongar, presto minhas homenagens a todos os habitantes de Brasília e aos brasileiros, registrando que o Brasil teve realmente sua interiorização após Brasília e o Centro Oeste seu desenvolvimento consolidado.

Parabenizo a capital do Brasil pelos seus 50 anos, prestando minha modesta homenagem representada por estas fotos que guardo comigo nestas cinco décadas.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também