Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Nacional

Censo mostra que 6% da população vivem em favelas e similares

Quarta-feira, 21 Dezembro de 2011 - 17:35 | Folha.com


Dados do Censo divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que, em 2010, 6% da população brasileira vivia em favelas e similares.

Isso significa que 11,4 milhões dos 190 milhões de habitantes do país moravam em áreas de ocupação irregular e carência de serviços públicos ou urbanização --chamadas pelo IBGE de "aglomerados subnormais".

No total, o Censo identificou 6.329 favelas e similares no país, que somavam 3,2 milhões de domicílios e estavam distribuídas por 323 municípios. Entraram no levantamento apenas as áreas que concentravam ao menos 51 domicílios nessas condições.

A região Norte foi a que apresentou a maior proporção de pessoas vivendo em favelas, palafitas e similares - 12% da população local. Rondônia, por exemplo, possui aproximadamente 1,5 milhões de habitantes. Desse total, quase 50 mil pessoas (3%) vivem em condições precárias.

Em seguida vêm o Sudeste (7%), o Nordeste (6%), o Sul (2%) e o Centro-Oeste (1%). Em números absolutos, porém, é o Sudeste que reúne o maior contingente de pessoas vivendo nessas áreas - são 5,9 milhões de moradores, mais da metade do total do País.

 

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também