Rondônia, 24 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

DICAS DE QUEM PASSOU EM 1º LUGAR NO CONCURSO DO TRF1 (1ª PARTE)

Sábado, 26 Março de 2011 - 09:38 | Ridison Lucas de Carvalho


O concurso do Banco do Brasil S/A agora é passado... A próxima batalha é a prova do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Digo isso, pois não é hora de ficar se lamentando por questões perdidas ou de um mau desempenho no certame realizado no domingo anterior. Cabeça erguida e bola pra frente!!!



1. CONCORRÊNCIA DO TRF1

Veja a concorrência do TRF1 para Rondônia que, por sinal, foi bem menor que a do TRT14, mas isso já era esperado:

PÓLO (PORTO VELHO/RO)

- ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA.............................915
- ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA JUDICIÁRIA.......................................907
- AN JUD - ÁREA JUD - ESPEC EXECUÇÃO DE MANDADOS............377
- TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA ..............................2.929
- TÉC JUD - ÁREA ADM - ESP SEGURANÇA E TRANSPORTE ...........594

PÓLO (JI-PARANÁ/RO)

- ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA JUDICIÁRIA ........................................419
- AN JUD - ÁREA JUD - ESPEC EXECUÇÃO DE MANDADOS ..............178
- TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA .................................1.357


Tenho certeza que alguns, agora, devem estar loucos da vida por não terem se inscrito no concurso do TRF1... Eu disse na matéria anterior: apague a avareza dos seus pecados quando o assunto for concurso público!!! Economizar com a inscrição de concurso é inaceitável.

Caríssimo leitor, a concorrência acima era previsível e eu sempre pedi aos “futuros servidores” que, apesar da prova do TRT, não deixassem de se inscrever para o TRF, pois a empresa era a mesma e dava para equalizar os conteúdos programáticos, além do que, serão chamados muitos candidatos, considerando a instalação de novas Varas Federais nas cidades de Porto Velho/RO, Ji-Paraná/RO e Vilhena/RO, fora as remoções e vacâncias.

Para os próximos certames, acompanhe a Coluna Semanal Concursos do rondoniagora.com para ler dicas preciosas como a do parágrafo anterior.

2. ESTRUTURA DA PROVA DO TRF1

No dia 27.3.2011 vocês irão fazer duas provas, uma de conhecimentos gerais e outra de conhecimentos específicos, valendo de 0 a 10 cada, mas com pesos diferentes. Assim, tome cuidado, uma vez que é necessário ter uma média boa em ambas as provas, não adiantando arrebentar numa e ser destruído (a) em outra.

Para Analista Judiciário serão 20 questões de conhecimentos gerais (peso 1), 40 questões de conhecimentos específicos (peso 3) mais redação, totalizando 4 horas de prova.

Os candidatos ao cargo de Técnico Judiciário terão pela frente 25 questões de conhecimentos gerais (peso 1), 30 questões de conhecimentos específicos (peso 2) e 3 horas para fazer a prova.

3. DICAS PARA A PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

Vou iniciar aqui, resumidamente, matéria por matéria, a expor como estudei para o último concurso do TRF1, em que fiquei classificado na 1ª colocação geral por pólo e por Estado, prova realizada pela Fundação Carlos Chagas, além de dicas pontuais. Todavia, dada a escassez de tempo, vou focar no cargo de Técnico Judiciário, sendo que os candidatos aos cargos de Analista também poderão aproveitá-las. Atente-se que a presente matéria é compatível para o certame do TRT14.

A) LÍNGUA PORTUGUESA

Não fiquei estudando gramáticas de cabo a rabo... Parti para cima das questões anteriores da FCC e comecei a observar que determinados assuntos eram de cobrança constante, tais como: crase, verbos (principalmente o “haver”), completar lacunas com “em que”, “de que”, “cujo” e etc., pontuação, voz ativa e passiva, coesão e coerência etc. Não que outros assuntos não fossem cobrados, mas a incidência das referidas matérias chamava a atenção e eu procurei estudar apenas o que ela gostava de cobrar.

Acredite, o tiro foi certeiro, no dia da prova parecia que eu era vidente ou algo assim, tudo o que eu havia estudado caiu, até as regências.

Destaque-se que isso não foi sorte, mas sim estratégia pura...
Com relação à interpretação de textos, observo que o maior erro dos concurseiros nas provas da FCC é, na hora de responder as questões, assinalar conforme o seu posicionamento pessoal sobre o texto.

Para evitar a referida falha, vou citar a "Teoria do Consumidor", lecionada pelo renomado jurista William Douglas.

Sem delongas, conscientize-se que todo professor, quando aplica uma prova é, na prática, um examinador. Apesar de a grande maioria aceitar que o candidato tenha uma opinião divergente da sua, não se pode perder de vista que algumas bancas são inflexíveis. Sendo assim, escute a voz da experiência: o importante é satisfazer o cliente (banca do concurso), ele tem sempre razão. Não queira brigar contra a banca (economize o dinheiro do mandado de segurança), lembre-se que você tem um produto para vender e é ela que precisa ser agradada. Não pense que chove de baixo para cima...

Veja a prova não como quem quer acertar (concurseiro), mas como quem quer ver se está certo (banca).

Nesse passo, ao interpretar o texto da prova de Português, procure se perguntar o que a banca quer saber com a pergunta.

Resolva as provas anteriores da FCC que você verá o que estou falando aqui.

B) NOÇÕES DE INFORMÁTICA

O conteúdo programático de informática não está tão extenso, devendo ser estudado apenas: I) Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet e II) Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, pois é apenas isso que está no edital.
Como não é a minha área profissional, fora que sou uma “íngua” na prática de informática, procurei estudar por uma apostila específica e voltada para provas da FCC (bem resumida mesmo). Além disso, resolvi praticamente todas as provas anteriores da FCC sobre o assunto constante no edital. Destaque-se que de tantos concursos realizados pela aludida empresa, ela praticamente esgotou o assunto. Assim, vocês encontrarão muitas questões repetidas e é nelas que a atenção deve ficar redobrada.

    Sobre o conteúdo, observe algumas provas da FCC realizadas em 2011:

(FCC-2011-TRE/TO-Técnico Judiciário-Área Administrativa) Em correio eletrônico, ao se enviar um e-mail, ocorre uma operação de:

a) download.
b) TCP.
c) FTP.
d) HTML.
e) upload.
? A FCC considerou a letra “E” como correta, haja vista que “upload” ou carregamento é a transferência de dados de um computador local para outro ou para um servidor.

(FCC-2011-TRE-RN-Analista Judiciário) Em relação à Internet e correio eletrônico, é correto afirmar:

a) No Internet Explorer 7 é possível navegar entre sites, por meio de separadores conhecidos por abas, não necessitando, portanto, a abertura de várias janelas.
b) Redes wireless, embora permitam conexão à Internet não são configuráveis no ambiente de Intranet.
c) Correios eletrônicos possuem recursos nativos que impedem a propagação de vírus enviados por e-mail.
d) Em Intranet não é permitido operações de download, dada às facilidades oferecidas pela rede local.
e) Uma das vantagens do webmail é que as mensagens, ao chegarem, são imediatamente baixadas para o computador do usuário.
? A FCC considerou a letra “A” como correta, uma vez que a partir do Internet Explorer 7 foi possível navegar entre guias, sem a necessidade de se abrir nova janela.

A intenção em colacionar as questões acima foi de mostrar a possibilidade de estudar a matéria resolvendo provas anteriores da banca.

C) MATEMÁTICA/RACIOCÍNIO LÓGICO

Vixi... Começo assim pelo fato de escutar todos os dias que aqui mora o “Calcanhar de Aquiles”. Não posso mentir, matemática sempre foi minha paixão, mas a vida acabou me levando para a área de humanas.
Da mesma forma que as demais matérias, veja as questões anteriores da banca, pois, como fala o professor e amigo Paulo Henrique: “só muda a 'perfumaria', ou seja, a idéia é a mesma, só mudam os valores”.
As lições dele devem ser escutadas, pois a FCC já esgotou o assunto, não tendo mais novidades. Resolvendo as questões anteriores da banca você verá que ela só muda a ordem, nome da pessoa ou o valor nas questões.

 Sr. dos Mnemônicos, o que fazer se eu não souber resolver a questão? Em qual letra chutar? Na presente situação, sinto dizer que você está “lascado” e terá que recuperar em outra matéria. De toda sorte, sugiro que tente encaixar alternativa por alternativa no enunciado da questão, mas isso é só no desespero, além do que irá lhe tirar muito tempo.

Por fim, peço desculpas por ter me alongado, mas vocês sabem que não dá para resumir tudo em poucas linhas. O importante é procurar um bom curso, uma boa apostila, resolver questões e acreditar em si mesmo.

Na próxima sexta-feira trarei dicas para a prova de conhecimentos específicos.

Mais uma vez, obrigado por todos os comentários recebidos na semana passada... Afinal, as aprovações foram fruto da determinação desses “atuais servidores públicos” com quem tive o prazer de dividir horas maravilhosas da minha vida.

Que Deus abençoe a todos!!!

Bons estudos!!!     

Aproveitem todo o tempo disponível, até aqueles segundos preciosos no banheiro...

Sr. dos Mnemônicos
Contato: e-mail/MSN (srdosmnemonicos@hotmail.com)

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Dicas para os concursos do Banco do Brasil, TRT14 e TRF1 (parte 1)

Nos próximos domingos (20/03, 27/03 e 03/04) estarão sendo realizadas as provas dos concursos públicos do Banco do Brasil, Tribunal Regional Federa...

TRT DA 14ª REGIÃO: DICAS PARA A PROVA + QUESTÕES DA FCC PARA DEBATE

1. COMEÇO A RESPONDER AS QUESTÕES DA PROVA DO TRT14 POR QUAL MATÉRIA, SR. DOS MNEMÔNICOS? Caríssimos leitores, a referida pergunta é complicad...

OS 7 PECADOS CAPITAIS QUE O CONCURSEIRO NÃO DEVE COMETER

É impossível falar sobre concursos públicos sem tocar no nome de WILLIAM DOUGLAS. Dentre os seus diversos artigos, merece destaque um que aborda so...