Rondônia, 20 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

DICAS PARA OBTER MOTIVAÇÃO (2ª parte)

Segunda-feira, 06 Junho de 2011 - 09:46 | Ridison Lucas de Carvalho


Bom, inicio esta matéria agradecendo a todos os e-mails e depoimentos recebidos. Tenho certeza que da mesma forma que eu, vocês se sentiram ultra motivados após ler o exemplo da leitora que repartia uma balinha em quatro pedaços com seus irmãos e, hoje, mesmo após passar diversas dificuldades, inclusive para estudar, é uma profissional pós-graduada. É mais um exemplo de superação!



Voltando ao tema motivação, vejamos mais algumas dicas.

TEMPO – Várias pessoas olham o dia passar como um raio, dada a vida corrida, não sobrando tempo para a família, amigos, diversão e realizar outras atividades. Assim, a falta de tempo pode ser utilizada como motivação para a vitória. Ué, se eu não tenho tempo para nada, como vou estudar para passar num concurso público? Bem, essa resposta é digna de um livro. De toda sorte, para tal problema também há remédio. É o caso da aplicação dos meios alternativos de estudo, principalmente os recursos de áudio, a técnica de excluir a teoria e partir apenas para a resolução de questões anteriores da banca (kamikaze) e aquilo que denomino de “teoria do estudo mínimo”, que será abordada em outro momento.

REALIZAR SONHOS E RESOLVER PROBLEMAS – Tenho uma ex-aluna que dependia financeiramente do marido e para tudo necessitava “pedir a benção” para o camarada e ela utilizou isso como fonte de motivação e deu certo, tanto que eles separaram e a atual servidora pública casou com um rapaz que a trata como “alguém importante na família”, segundo ela. Destaque-se que não estou incentivando a separação (longe disso), mas apenas o exemplo de uma mulher que era maltratada pelo cônjuge em face da situação de submissão financeira. “Perdeu Mané!”

Outro caso muito interessante é o de outro ex-concurseiro que toca numa banda de Samba e Pagode, mas sempre fez isso por amor, haja vista que a retribuição financeira era irrisória, pois tinha que dividir o montante com os demais membros. Só que ele não queria parar com a música e tivemos uma longa conversa, ocasião em que informei sobre a possibilidade de executar as duas atividades. Convenci-o em fazer um concurso público, pois, na maioria avassaladora das vezes, ele não necessitaria ultrapassar a jornada de trabalho (horas extras), tampouco ser obrigado a trabalhar em sábados, domingos e feriados. E assim ele fez, hoje é servidor público municipal laborando em expediente corrido e continua “tocando cavaco”.

Além dos exemplos citados nas duas matérias, saliento que você pode criar técnicas para se animar, como é o caso de utilizar uma cópia de contracheque de um amigo que já tenha sido aprovado num concurso público ou então a foto das pessoas que você ama (família) ou até mesmo do carro dos seus sonhos, de praias, da Disney, sei lá.

Primordial, ainda, que você fique perto de pessoas animadas, otimistas e que tenham objetivos semelhantes aos seus. Evite muito contato com aqueles que não estejam trabalhando por seus sonhos, que vivam reclamando de tudo, que não queiram nada, principalmente os que só colocam agente para baixo. Afinal, quem nunca escutou que “somos o produto do meio”? Quem tem amigos que estudam e acreditam na gente, tende a seguir o mesmo caminho, além de obter êxito nas empreitadas da vida.

Ao escolher o fator motivador, atentem que o desempenho de quem tem motivação positiva (buscar um prazer) é bastante superior ao daquele que atua por motivação negativa (evitar a dor).

Grato! Que Deus abençoe a todos!

Paz, luz, amor e felicidade!

Sr. dos Mnemônicos
Contato (palestras, dúvidas, elogios e etc.):
e-mail/MSN (srdosmnemonicos@hotmail.com)

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Servidor Público: ser ou não ser?

Convivo diariamente com muita gente que quer ser servidor público, sendo que os principais motivos são a segurança e estabilidade financeira. ...

O que fazer se ela não quer estudar?

Conversando com um leitor desta Coluna, via MSN, recebi a seguinte pergunta: “(...)Professor, o que fazer se ela não quer estudar?(...)”. E será es...

ESTUDEI E NÃO PASSEI! DESISTO!

Certo dia, em um supermercado de Porto Velho/RO, encontrei uma ex-aluna que, após me ver, abaixou a cabeça. De pronto puxei conversa. Fiq...

NOVO CONCURSO PARA O TRIBUNAL DE JUSTIÇA/RO

Acredito que boa parte dos leitores tenha clicado nesta notícia pensando que o edital do concurso para o provimento de cargos públicos do Tribunal ...