Rondônia Agora
Ler Últimas Notícias

Procurar por

Artigos

04/06/2009 12:42

É Rondônia Agora ou Ágora de Rondônia

O primeiro artigo publicado no site, semana passada, revelou toda a agilidade vista na rede mundial de comunicações. Chegando ao hotel tive um retorno quase na velocidade proporcionada pelo princípio da imediatividade - tão presente na Internet. Por e-mail, fui agraciado com a gentileza de uma mensagem de um ex-aluno, hoje um colega de trabalho, surpreso em saber que estava em Porto Velho.
Minha surpresa, certamente, não foi menor, pois é daquelas mensagens que todo professor sonha em receber e que os antigos definiam como a vocação do magistério, o dom que traz a única recompensa deste ofício. Aliás, a melhor recompensa, porque – somada à consciência tranqüila de ter realizado o trabalho com o que se tinha de melhor naquele momento – é a única que o dinheiro não compra.
Então, vejamos o que dizia o e-mail:
“Olá Professor. Tudo bem? Espero que sim! Certamente achará um tanto estranho receber este email. Eu fui seu aluno em Teorias do Estado há aproximadamente 7 anos atrás. Na oportunidade, participei de um grupo de estudos e iria escrever sobre Violência de Estado... certamente não se recorda disso! São tantos alunos e tanto tempo! Mas ainda hoje aplico os seus ensinamentos, sobre como estudar, como grifar um texto, sobre sempre arquivar tudo, a importância do rigor acadêmico e que "pesquisar é como garimpar, selecionando pontos importantes". Acabei transferindo meu curso para Rondônia, onde o concluí. Também me formei em C. Sociais. Hoje não estou advogando, mas fazendo mestrado em Ciência Política na Universidade de Glasgow, Escócia. Certamente muito disso foi influência sua! Ainda tenho digitalizado as anotações das primeiras aulas na temática. Mas o que me chamou a atenção foi, lendo um dos jornais locais (rondoniagora.com) encontrei um texto seu! Imediatamente reconheci seu nome, especial o "C.", sempre abreviado! Ao ler que estava em Rondônia e mais, ensinando na universidade que também estudei, fiquei feliz!Que disciplinas está ensinando? Em qual curso? Direito? Quantas coincidências desta vida...Se me permitir, assim que eu retornar para Porto Velho, quero convidá-lo para um café! Um forte abraço! Vinicius M”.


No artigo, ainda relatava alguns dos porquês de estar aqui em Rondônia. A partir daquelas motivações, somadas à mensagem do e-mail, outros pontos ficaram mais claros para mim. Pontos como as surpresas que a vida nos traz, exatamente para contrariar a tese de que “selamos nosso destino“. Penso que a vida nos traz muitas situações inusitadas. Por vezes, situações e ocasiões que nos tornam melhores e mais irradiantes, igualmente, de outras energias positivas e transformadoras. Nesse momento, irradiamos e ajudamos outros a verem em nós, um pouco de si mesmos.
Para o bem e para o mal, nesses dias de bem com a vida, irradiamos um bem-estar que nos coloca no lugar do Outro. Assim, ultrapassamos qualquer círculo vicioso, fechando um círculo virtuoso de alteridade e de interação social. Esta intersubjetividade é o que se revelou de mais gratificante para mim, desde que cheguei a Rondônia.
Posso dizer, sem galhofas, que sou uma pessoa melhor, em relação àquela que partiu de sua casa há um mês. Graças ao Gerson, proprietário do site Rondônia Agora, pude ver como se amplia, no horizonte do sol do Norte Pioneiro, a interação que me faz sentir-me em casa. Por isso, queria agradecer muito mesmo a todo o pessoal do Rondônia Agora.
Também por isso, quando me perguntam sobre o site respondo prontamente: o Rondônia Agora é a “Ágora” de Rondônia. Aqui em Rondônia, o Agora equivale ao revigoramento da praça política criada pelos gregos (a Ágora), para que seus cidadãos exercitassem todos os elementos necessários à “Vita Activae”: a nossa vida social ativa.

Muito obrigado pela oportunidade de poder produzir e colaborar.

Vinício C. Martinez – Mestre em Direito, Doutor em Educação pela USP/SP, é professor da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Fonte: Vinício C. Martinez

Autor: Vinício C. Martinez

Versão para impressão Indique este arquivo Comente a notícia

Articulistas

Clickweb Agência Digital