Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Eletrobras promove treinamento sobre como economizar energia nos órgãos públicos

Terça-feira, 08 Maio de 2012 - 14:29 | Decom


Com o tema “Economizando energia elétrica no poder público”, a Eletrobras Distribuição Rondônia e o governo do Estado vão promover um curso, nos 22 e 23 próximos, no auditório da empresa em Porto Velho. Sob a condução pedagógica do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), desenvolvido pela Eletrobras, o objetivo é orientar sobre ações de racionalização do uso da energia elétrica pelos órgãos públicos em Rondônia.



A eficiência energética pode ser obtida através de intervenções nas instalações elétricas prediais; ou substituição de equipamentos de uso final (luminárias, lâmpadas, ar-condicionado, etc.); ou, ainda, intervenções na estrutura arquitetônica dessas edificações buscando melhor utilização de iluminação natural e elementos que reduzam os impactos térmicos de insolação direta nos prédios. As edificações alvo dessa iniciativa são os prédios da administração do governo e prefeituras, hospitais e escolas públicas, com reflexo em edificações da habitação popular.

Segundo Efrain Cruz, representante da Eletrobras Distribuição Rondônia, o público deste treinamento é composto por técnicos do governo, de prefeituras, da própria Distribuidora, bem como faculdades do Estado, visando à formação de massa crítica acadêmica local.

Dentre outros enfoques atuais e práticos, serão ministradas palestras sobre gestão energética; racionalização da energia x sustentabilidade; o LED na iluminação pública e de prédios públicos; aquecimento solar; e Etiqueta PROCEL de Edificação.

Quando prefeito de Ariquemes, o governador Confúcio Moura foi premiado pelo governo federal pelas ações empreendidas para a eficiência energética. Servidores da prefeitura da área de engenharia ganharam uma viagem e estadia em Dubai, pagos pelo governo federal.

O curso é gratuito e serão 100 vagas destinadas à técnicos do governo, prefeituras, Eletrobras Rondônia e sociedade. Para inscrição, os interessados deverão acessar o site www.energianaprefeitura.com.br para preenchimento das vagas e cadastro reserva.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também