Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Em Rolim de Moura, prefeitura inicia ações de combate à dengue

Segunda-feira, 07 Janeiro de 2013 - 12:24 | Rolim de Moura


A prefeitura de Rolim de Moura, através da secretaria de saúde e Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), iniciou neste sábado (05) a aplicação do popular fumacê pelas ruas e avenidas da cidade. A medida visa combater o avanço da dengue, através do extermínio do Aedes aegypt, mosquito transmissor da doença. A ação, também conhecida como bloqueio, mata os vetores que estão voando naquele momento, inibindo a proliferação do vírus.



O trabalho começou pelo Centro, mas deve percorrer 100% dos bairros rolimourenses. Segundo o prefeito Cesar Cassol, a máquina que faz a aplicação do produto ficará no município até que todo o serviço seja concluído. Ele diz que a ação é primordial para a diminuição de casos suspeitos de dengue na cidade. Nos últimos dias, vários pacientes chegaram ao Hospital Municipal com os sintomas característicos da doença.

“É urgente, é pra já. Não podemos deixar nosso povo sofrendo com essa doença. Vamos fazer o que for necessário para barrar esse mosquito. Já começamos com o fumacê, é ruim, incomoda, a gente sabe, mas é necessário. A população também pode fazer sua parte, não deixando água parada, fossas abertas e também comprando aquele produto para jogar na fossa, que mata o mosquito. Se todos trabalharmos juntos, vamos vencer”, argumenta.

De acordo com a secretária de saúde, Ivonete Chalegra, o trabalho será retomado já nesta segunda-feira (07), em bairros específicos. Mais uma vez, titular da pasta pediu a colaboração da comunidade para ajudar a não deixar o mosquito nascer. Mesmo com o bloqueio, o trabalho dos agentes de endemias da FUNASA deve continuar. São eles que detectam o índice de infestação de cada bairro. O resultado deve sair nos próximos dias.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também