Rondônia, 24 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Nacional

Estado enfrenta maior epidemia de Dengue, diz informe da Sesau a Ministério

Quinta-feira, 18 Fevereiro de 2010 - 13:57 | Agência Brasil


O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira que pelo menos cinco Estados brasileiros - Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia - apresentam aumento considerável de casos de dengue desde dezembro do ano passado, mas nega que a situação seja considerada uma epidemia da doença. No entanto, algumas secretarias de Saúde já usam o termo nos boletins epidemiológicos publicados este ano.



A Secretaria de Saúde de Rondônia, por exemplo, informou que o Estado enfrenta a sua maior epidemia de dengue. O aumento no número de casos na primeira semana de 2010, quando comparada ao mesmo período do ano passado, chegou a 2.182%. Na segunda semana, o aumento foi de 1.164%. Apenas na capital Porto Velho, 2.210 casos foram notificados de um total de 5.306 em todo o Estado. A cidade também registrou o maior número de casos graves da doença - 70 - além de três mortes.

Até o último dia 10, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso notificou 12.666 casos de dengue - 344 considerados graves - e 16 mortes causadas pela doença. O número, comparado ao registrado no mesmo período do ano passado, representa um aumento de 804% nas notificações. Em 2009, o Estado enfrentou uma epidemia de doença, com 60 mil casos notificados.

Até o momento, cinco mortes foram confirmados em Mato Grosso. A capital, Cuiabá, concentra 802 notificações de casos e uma morte. A Secretaria de Saúde investiga ainda, se outras quatro mortes foram provocadas pela doença. Na cidade de Várzea Grande, as notificações de casos somam 802 e as de mortes, cinco, com uma confirmação.

Em Mato Grosso do Sul, sete cidades concentram 53,4% da população estadual e 69,6% dos casos suspeitos de dengue nas primeiras cinco semanas do ano - Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Em todo o Estado, 7.991 casos já foram notificados e duas mortes estão sob investigação. Apesar de ter confirmado 996 casos, a própria Secretaria de Saúde alerta que informações extraoficiais indicam que as notificações podem chegar a 14.566.

Focos

Os principais focos da doença no Estado são locais de abastecimento de água como caixas d′água e tambores, depósitos domiciliares como vasos de planta e piscinas, tanques em obras, borracharias e hortas e depósitos naturais.

Em Goiás, 49 municípios apresentam alto risco de infecção pela dengue. A capital, Goiânia, lidera o ranking de notificações de casos nas cinco primeiras semanas de 2010 (10.862), seguida por Aparecida de Goiânia (2.7121) e por Senador Canedo (674). De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, 50 cidades apresentam médio risco de infecção e 68, baixo risco, o resulta em um total de 167 municípios com casos notificados.

Por meio da assessoria de imprensa, o Ministério da Saúde informou que os cinco Estados já vêm recebendo ações de combate à dengue - como entrega de inseticida e de medicamentos - e que a expectativa da pasta é que as transmissões comecem a diminuir daqui para frente.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também