Rondônia, 24 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Estatística da PM apresenta redução no nível de acidentes de trânsito

Segunda-feira, 14 Janeiro de 2013 - 10:53 | Assessoria


Ao analisar os trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2012, a Polícia Militar do Estado de Rondônia, através da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito constatou resultados consideráveis ao confrontar os dados com o ano de 2011.



De acordo com o coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo, Comandante Geral da Corporação, em comparação dos anos de 2011 / 2012, respectivamente os números de acidentes por dia foram de 19,89 e 18,05, o que equivale uma redução diária do percentual de 9,30% ao dia.

Para o major PM Cristiano Lisboa, Comandante da Companhia a redução nos números de acidentes de trânsito registrados aproximadamente de 9,30%, o que equivale a 673 ocorrências a menos. Ele informou ainda que a redução nos números de vítimas não fatais em acidentes de trânsito cerca de 7,59%, o que equivale 502 vítimas a menos que deixaram de sofrer qualquer tipo de lesão decorrente de acidentes de trânsito.

Conforme dados obtidos até a presente data junto ao RENAEST, observou o tenente PM Renato Suffi, respondendo pelo Comando da Companhia de Trânsito, o ano de 2012 (84) pessoas morreram vítimas do trânsito, o que representa uma redução de 9,68% em relação ao ano de 2011, onde morreram 93 pessoas.

Trezentas prisões - Blitze

Com objetivos de reduzir os números de acidentes de trânsito na Capital, estão ocorrendo com freqüência nos finais de semana, específicamente de quinta a domingo, em locais estratégicos e críticos de acidentes, e grandes aglomerações de veículos e pessoas, as Operações “Lei Seca”, que tem seu foco maior em fiscalizar condutores com sintomas de embriaguez ao volante.

Desde o dia 3 de março de 2012 à 31 de dezembro de 2012, foram efetuadas 333 prisões conforme dados estatísticos, das quais 290 foram por embriaguez ao volante o que corresponde a 87,09% das prisões efetuadas.

Pelotão em Motocicletas

Em virtude dos grandes números de condutores de motocicletas que envolvem-se em acidentes de trânsito com vítimas ou danos (aproximadamente 70%) foi criado o “Pelotão de Motocicletas da Companhia Independente de Trânsito, que desencadeou desde o dia 03 de maio de 2012, operações específicas voltadas para condutores de motocicletas, sendo que após oito meses de operações foram contabilizados os seguintes dados: 7.310 motos abordadas e 480 Carros, 1.439 remoções ao pátio do DETRAN, sendo 45 Carros e 1.394
Apreensão

O PM Leão, do setor de estatística informou também que ano passado foram recolhidas 139 Carteiras Nacional de Habilitações, recolhidos 835 Certificados de Licenciamento e Registro de Veículos, confeccionados 4.017 autos estaduais, e 243 municipais, e realizadas 40 prisões, sendo 30% (trinta por cento), por Direção Perigosa (12 doze prisões), sete motos foram recuperadas e três foragidos da justiças foram presos, dentre outras.

Verificou-se, após as primeiras Operações especificamente em condutores de motocicletas, um grande número de motos com licenciamentos atrasados (1.203) e muitos condutores inabilitados (998), além de condutores que não portavam os documentos dos veículos no momento das abordagens (842). O que corresponde respectivamente a 28,24%, 23,43% e 19,77% do total de infrações.
Detran

As Operações em parceria com o DETRAN no interior do Estado, objetiva fiscalizar e traçar um diagnóstico da situação do trânsito nos municípios do interior do Estado ao tempo em que se reforça o aspecto educativo no sentido de fazer cumprir a lei naquelas localidades.
Essas Operações visam também o estreitamento do relacionamento com o DETRAN órgão parceiro desta Companhia de Policiamento de Trânsito em diversas situações.

No interior

Cabe ressaltar que foram realizadas vinte operações no interior do Estado durante o ano de 2012, onde dentre as principais infrações plotadas verifica-se em primeiro lugar conforme dados, o art. 167 do CTB com 3.455 autuações. Em relação a frota de veículos, nos últimos anos com adventos de diversas obras que ocorreram em Porto Velho, tais como: Construção do Shopping, Obras das Usinas, etc. a frota cresceu de forma alarmante chegando a um percentual de 81,27% se comparados os anos de 2008 –2012, no entanto, os índices de acidentes vem reduzindo conforme dados estatísticos.

Tempo de acidentes

Contata-se disse o major PM Lisboa que ao analisar os horários dos acidentes de trânsito em 2012, que o período da madrugada, ou seja, das 00:00hs às 7horas os índices de acidentes são relativamente os menores. No entanto, das 7hroas às 12horas e das 14horas às 21horas os índices são representativamente elevados, fatores contribuintes deslocamentos de pessoas de suas residências ao trabalho e vice-versa, bem como horários de entrada e saída de alunos nas instituições de ensinos.

Finais de semana

Durante os finais de semanas (sexta, sábado e domingo), são os dias que mais ocorreram acidentes de trânsito com vítimas, aproximadamente 48,45% do total de 4.382 ocorrências com vítimas, já os acidentes de trânsitos com danos materiais ocorrem com maior frequências nos dias de (segunda, quinta e sexta), o que representa aproximadamente 46,03% do total de 2.205 ocorrências com danos materiais.

Dentre as infrações mais cometidas por condutores de veículos durante o ano de 2012, segundo o tenente PM Suffi em primeiro, segundo e terceiro lugar estão respectivamente as dos artigos 230 V, 167 e 162 I, todas do CTB, o que credencia o grande número de veículos irregulares nas vias publicas da capital, bem como condutores que não utilizam o cinto de segurança quando estão conduzindo seus veículos, tanto como uma parcela muito grande de pessoas sem perícias para utilizarem veículos em vias publicas o que pode ocasionar acidentes de trânsito.

Cruzamentos

Ele explicou que do total de acidentes que ocorreram em 2012, aproximadamente 60,01% foram em cruzamentos, que na grande maioria são sinalizados. Sendo que dos 3.953 acidentes que ocorreram nos cruzamentos 1.207 foram com danos materiais e 2.746 com vítimas, onde lesionaram-se 3.852 pessoas e 15 morreram.
Dentre os cruzamentos críticos ocupa o primeiro lugar o da D. Pedro II com Tenreiro Aranha com 26 s ocorrências, sendo seis com danos materiais e 18 com vítimas das quais 21 pessoas saíram lesionadas. As modalidades das ocorrências foram de naturezas transversais, apresentando como horário mais crítico o período da tarde com 12 ocorrências, o da manhã com 08 ocorrências, a noite com 04 ocorrências e a madrugada com 02.

Avenidas e ruas

Nota-se que a via com maior índice de acidentes de trânsito no ano de 2012, foi a Avenida Calama com 351 acidentes, sendo 148 com danos materiais e 203 com vítimas.

Apresenta-se como pontos críticos de acidentes com vítimas fatais as vias, Avenida Imigrantes com quatro vítimas fatais, Avenida Prefeito Chiquilito Erse com três e Avenida Mamoré com três , dos quais 70% dos acidentes vitimou motociclistas.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também