Rondônia, 18 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Polícia

Fecomércio solicita plano de segurança para o fim de ano

Quarta-feira, 01 Dezembro de 2010 - 15:29 | RONDONIAGORA


O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, Raniery Araújo Coelho, está solicitando das autoridades de segurança um aumento do policiamento ostensivo nas áreas de comércio das maiores cidades do Estado. O empresário afirmou que nos últimos anos tem sido crescente a ação dos bandidos no período das festas natalinas, data de maior pico de vendas sendo que os comércios localizados em bairros periféricos são os mais os mais atingidos por falta de segurança. Por esta razão, a Fecomércio/RO acredita a elaboração de um plano de segurança para ser implantado neste período com aumento do contingente policial poderá inibir a ação desses marginais.



Áreas comerciais são mais vulneráveis

Segundo o presidente Raniery a Fecomércio não possui estatísticas sobre o incremento de roubos e golpes nos finais de ano, porém, com o contato que é mantido por seus técnicos com os comerciantes de várias cidades e centros comerciais é possível detectar as maiores queixas dos comerciantes e, entre elas, surge, em especial na Zona Leste e na Zona Sul de Porto Velho.Nessas áreas , assim como no centro da capital, o número de ocorrências são muito maiores.
A noite o problema se intensifica geralmente, depois das 18 horas, porém, quando o policiamento desaparece até mesmo em plena luz do dia o crime acontece.

Segundo o presidente Raniery, a preocupação da maioria dos comerciantes e empresários aumentou com a chegada do final do ano, uma vez que o aumento das vendas, que, muitas vezes, é feita com cartões eletrônicos, promove para os larápios a falsa impressão de que existe mais dinheiro nas lojas o que pode incrementar também o número de assaltos.

Assim, na tentativa de evitar transtornos, a Fecomércio vai solicitar que ao comando da Polícia Militar aumente o número de policiais nas ruas. Para Raniery inclusive nas cidades de maior movimento como Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Rolim de Moura. Para ele, a polícia deve adotar também a tecnologia moderna de uso de câmeras que ajudam bastante a inibir o crime na medida em que facilitam a identificação dos criminosos.

Por saber que este sistema não pode ser adotado de uma hora para a outra Raniery sugere a volta da velha vigilância representada pela operação “Cosme Damião”, que consiste no policiamento feito por dois PMs, que circulam a pé nas ruas dos centros comerciais. “Nesta época de fim de ano, o comércio vai esticar os horários, com objetivo de facilitar as vendas e acesso do consumidor, uma das razões de queremos mais policiais para garantir a segurança dos comerciantes e consumidores”, declarou.

Para Raniery o ideal é que seja feito um estudo para saber qual será a necessidade de policiamento na época natalina, principalmente no comércio. De qualquer ele alerta para alguns cuidados orientados por pessoal especializado em segurança para que as pessoas, nesta época, devam tomar maiores cuidados. Assim, é recomendável que as pessoas evitem sacar altas quantias de dinheiro nas agencias bancárias ou caixas eletrônicos 24 horas; não aceitem ajuda de qualquer pessoa em filas de bancos; carregue sempre as bolsas na frente do corpo; não deixe objetos sobre o banco de carros, que podem chamar a atenção de assaltantes; fechem bem as residências ao sair e, em caso de qualquer problema, peçam rapidamente a ajuda a um policial. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também