Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Futuro dos servidores será tratado em reunião no Iperon com sindicalistas

Sexta-feira, 04 Maio de 2012 - 14:51 | Sindafisco




As considerações acima introduziram a convocação aos sindicalistas para reunião que vai acontecer na próxima segunda-feira (7), em Porto Velho, quando será apresentado o Regime de Previdência Complementar, que o Governo pretende implantar no Estado. A convocação foi feita pelo sindicalista Mauro Roberto da Silva, que representa todos os sindicatos do Poder Executivo no Conselho de Administração do Iperon (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia), e quem vem se destacando na defesa da segurança previdenciária dos servidores.

Mauro Roberto reconhece que a proposta possui “boas justificativas” e “apresentação excelente”. Ele também destaca como positiva a iniciativa do Governo do Estado e da presidência do Iperon em promover a discussão do tema. Mas observa que é preciso cautela. “É certo que a Previdência Complementar já está sendo adotada em alguns estados, mas ainda é muito cedo para se ter modelo. Há muito há ser discutido. E temos que ter cautela. Pois o futuro dos servidores de Rondônia é muito sério!”.

Previdência Complementar

A diretora de Previdência do Iperon, Claudia Arambul, explica que a Previdência Complementar é um benefício opcional, que proporciona ao trabalhador um seguro previdenciário adicional, conforme sua necessidade e vontade. “É uma aposentadoria contratada para garantir uma renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. Os valores dos benefícios são aplicados pela entidade gestora, com base em cálculos atuariais. É um tema reconhecido nacionalmente e já foi implantado pela União em alguns estados da federação, a exemplo do Rio Grande do Sul”, acrescenta.

Em entrevista ao jornal Estadão, o presidente do Iperon, Walter Silvano Gonçalves Oliveira, disse que o objetivo da proposta é que os servidores que ganhem acima do teto da previdência, comecem a contribuir para a previdência complementar, a fim de garantir uma remuneração superior na aposentadoria. “O teto da previdência atual é de R$ 3.689,66. A meta do governo é estabelecer a previdência complementar de forma opcional", reforçou o presidente do Instituto, que vê a proposta como uma forma de desonerar a previdência.

A REUNIÃO

A reunião com os sindicalistas, presidência e diretoria do Iperon e conselheiros, está marcada para acontecer às 8h30 min na sede da entidade, localizada na Avenida Sete de Setembro, 2557 (próximo à Avenida Jorge Teixeira), em Porto Velho. Na ocasião também serão entregues as cartilhas da Previdência Complementar (um material rico em dados ajuntados e coletados pelo Departamento de Previdência do Instituto). A proposta será esplanada pela diretora de Previdência, Claudia Tavares Arambul.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também