Rondônia, 23 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Governo cede maquinário e servidores do DER para prefeitura liberar trânsito nos viadutos

Terça-feira, 11 Dezembro de 2012 - 16:50 | DECOM


O atraso de três anos na conclusão dos viadutos de Porto Velho tem ocasionado inúmeros problemas no trânsito da capital rondoniense. Com a chegada do inverno amazônico a situação tem ficado ainda pior, principalmente na Rua da Beira.



Na tentativa de amenizar o caos no trânsito no entorno dos viadutos, e conseqüentemente zona Sul da cidade, o prefeito Emerson Castro buscou apoio do governo estadual, que colocou à disposição da prefeitura a estrutura de máquinas, equipamentos e servidores do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).

O apoio do DER à prefeitura foi definido em reunião realizada na manhã desta terça-feira (11) na sede do Departamento, entre o diretor-geral do órgão, engenheiro Lucio Mosquini, o superintendente do Dnit, André Reitz do Valle, o prefeito Emerson Castro junto com os secretários de Obras (Semosb), de Trânsito (Semtran) e de Serviços Públicos (Semusb).

Castro frisa que precisa solucionar o caos do trânsito no entorno dos viadutos, porém, está impedido de fazer despesas. Disse que procurou o governador Confúcio Moura e prontamente foi atendido. Em tom de desabafo, o prefeito disse que a população não pode ficar sofrendo por causa desses atrasos.

Mosquini afirma que o DER está de prontidão para ajudar a prefeitura no que for preciso. “Toda a estrutura do Departamento está à disposição, inclusive com funcionários para operar as máquinas e equipamentos”.

O diretor destaca, no entanto, que o DER não atuará nas obras dos viadutos. Explica que a prefeitura vai liberar o trânsito pelos viadutos e interditar o tráfego pela Rua da Beira. “Inicialmente vamos trabalhar na recuperação da Rua da Beira. Onde for necessário vamos arrancar e fazer novamente”, garante o diretor. Porém, ele salienta que o período (de chuvas) não é adequado para o tipo de serviço.

Rescindir contrato

O superintendente do Dnit, André Valle, disse que o contrato com a empresa Egesa será rescindido. Para isso, a prefeitura precisa concluir a prestação de contas. Depois, haverá nova licitação para a contratação de outra empresa, que deverá iniciar os trabalhos em maio do próximo ano. Segundo o superintendente, até novembro de 2013 a nova empresa contratada deve finalizar as obras.

Novo Trajeto

O trajeto proposto pela prefeitura, após a liberação dos viadutos e a interdição da Rua da Beira é o seguinte:

Sentido Cuiabá/Porto Velho – Meia pista sobre o viaduto da Jatuarana, seguindo pela BR-364 – até o trevo do Roque, sentido até BR- 319 (Jorge Teixeira).

Sentido Cuiabá /Acre – Meia pista sobre o viaduto da Jatuarana, seguindo pela BR-364, passando pelo trevo, sentido a BR-319 (Jorge Teixeira), contornando na Rua Raimundo Cantuária (Jorge Teixeira), acessando a BR- 364, sentido acre.

Sentido Porto Velho /Cuiabá - Sentido pela BR- 319, passando por baixo da obra do viaduto do Trevo do Roque, seguindo pela BR-364, utilizando meia pista do viaduto da Jatuarana.

Sentido Acre/Cuiabá/BR-364 – Desviando pela Rua da Beira, acessando a BR-364, na altura do elevado da Rua três e meio sentido Cuiabá, utilizando meia pista do viaduto da Jatuarana.

Retorno para Porto Velho – Para quem vem do Acre e Porto Velho, acesso pela Rua da Beira sentido Cuiabá, retornando pela BR-364, próximo ao viaduto da Jatuarana, retorna a Rua da Beira, trafegando por baixo do viaduto, alcançando o outro lado da Rua da Beira sentido Porto Velho.

O Atual retorno localizado entre o viaduto da Jatuarana e viaduto do Roque será removido, junto com o conjunto semafórico instalado. Sentido Cuiabá/Porto Velho.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também