Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Hackers tentaram invadir o sistema implantado pelo TRE para as eleições

Sexta-feira, 01 Outubro de 2010 - 14:45 | Walmir Miranda


Havíamos prometido e por isso, estamos enfocando novamente o importante e gigantesco trabalho que vem sendo realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), para que tudo transcorra na mais perfeita normalidade e segurança durante o pleito eleitoral de 2010, marcado para o dia 03 de outubro (domingo), como também naquelas múltiplas atividades que o tribunal presta à população rondoniense.

Atividades essas que vão ao encontro dos anseios da população nos 52 municípios do Estado de Rondônia, pois acima de tudo mostram coesão administrativa, harmonia nas realizações laborais (nos seus aspectos jurídicos, técnicos e operacionais). Isso é fato. Isso é verdade. Muito embora existam os que preferem agir a estibordo da Lei.  Por isso têm recebido sanções estabelecidas na legislação eleitoral.

TRE Vs. ELEIÇÕES (2)



É justo reconhecer que, nos últimos dez anos, a qualificação do pessoal do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, bem como a aquisição de novos equipamentos, às novas formas operacionais ágeis e seguras (mediante a informatização), sobre modo, quanto à atenção para com os cidadãos comuns, dirigentes de partidos políticos, candidatos, entidades representativas de classes, e especialmente para com os veículos de comunicação (rádios, jornais, televisões e sites) deram, inegavelmente, um grande salto de qualidade. Tudo com o objetivo de possibilitar o aprimoramento, a segurança, à inviolabilidade dos pleitos eleitorais no Estado de Rondônia.

TRE Vs. ELEIÇÕES     (3)

Na verdade, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia vem se tornando espécie de referência naquilo que lhe compete junto aos órgãos congêneres do País.
É isso que se tem escutado, dentro e fora do Estado. Portanto, isso é razão de orgulho e de satisfação para os rondonienses, posto que, Rondônia em inúmeras oportunidades foi alvo de matérias sensacionalistas e depreciativas, não apenas da área política, mas também, de outras, que só serviram para envergonhar sua laboriosa população.

TRE Vs. ELEIÇÕES (4)

Entretanto, conforme já o dissemos, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia agigantou-se. Modernizou-se ao ponto de conduzir os pleitos eletivos (minoritários e majoritários) com rapidez, segurança e eficácia, principalmente, com o advento das Urnas Eletrônicas. Portanto, todos os que foram seus presidentes são dignos de elogios, pela forma séria, responsável e competente com a qual se conduziram neste espinhoso cargo.
Os maus políticos que o digam, pois sentiram o cutelo da legislação eleitoral, como determina o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outros segmentos do Poder Judiciário, quando isso se fez necessário, em todas as regiões do País.

TRE Vs. ELEIÇÕES (5)

Tudo isso se registra agora, em 2010, em mais um pleito majoritário, através do qual o eleitorado irá eleger o novo governador do Estado (e seu vice), dois Senadores da República, oito Deputados Federais, vinte e quatro Deputados Estaduais, além do novo presidente da República e seu vice. Dentro dessa imensa responsabilidade o TRE-RO mostra toda a sua importância e, também, o quanto está preparado para possibilitar uma votação tranqüila, uma apuração rápida e segura, sob o comando da Desembargadora Zelite Andrade Carneiro, digna integrante do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, e atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral.

TRE Vs. ELEIÇÕES (6)

Com a segurança e a competência de sempre a Desembargadora Zelite Andrade Carneiro está comandando as mais distintas equipes profissionais do TRE-RO. O faz, porém, simplicidade e segurança. A forma de liderar os trabalhos, instruir seus subordinados e informar a sociedade sobre as diferentes questões eleitorais tem sido objeto de elogios por parte de funcionários do Tribunal Regional Eleitoral, assim como, de órgãos parceiros que atuam, conjuntamente, durante o período das eleições, e também nos períodos extra-eleições, mostrando de forma cabal a presença da Justiça Eleitoral nos mais distintos segmentos da própria sociedade rondoniense. 

TRE Vs, ELEIÇÕES (7)

Portanto, se observa que as responsabilidades e tarefas de cada setor do TRE-RO estão bem distribuídas, dentro de uma hierárquica harmoniosa. A opinião pública, principalmente os partidos políticos e seus candidatos estão sendo atendidos com segurança e rapidez.

A imprensa, até agora, não teve nenhuma dificuldade para exercer as suas atividades ou para obter os esclarecimentos imprescindíveis às informações que são levadas ao público. Sobre modo, ao que é permitido e, também, sobre o que não é permitido, em termos de divulgação e propaganda eleitoral como determina o Tribunal Superior Eleitoral.

TRE Vs. ELEIÇÕES (8)

Reforça tudo isso, a disponibilidade de dados sobre à legislação eleitoral e todo o contexto das eleições majoritárias deste ano, que estão prontamente disponibilizados no site www.tre-ro.gov.br, em links específicos e de fácil acessibilidade.

E como se isso fosse pouco, o TRE-RO inaugurou e mantém a todo vapor o seu GUINCHÊ DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO, no Shopping Cidadão, em Porto Velho. Ali, uma gama de serviços continua sendo disponibilizada para a população, dentre os quais: a obtenção da 2ª. Via do Título de Eleitor, Certidão de Quitação Eleitoral, Pagamento de Multas, Etc. 

TRE Vs. ELEIÇÕES (9)

O GUINCHÊ do Tribunal Regional Eleitoral, no Shopping Cidadão, é fruto do Acordo de Cooperação Técnica, celebrado entre o Conselho Nacional de Justiça e o próprio TRE, para implantação, também, das CASAS DE JUSTIÇA E CIDANIA. Por outro lado, no site www.tre-ro.gov.br, os cidadãos também podem se informar sobre: calendário eleitoral, dúvidas do eleitor, certidões de crimes eleitorais, urna eletrônica, e como utilizar o Disque Eleição - 2010 (fone: 148). 

TRE Vs. ELEIÇÕES (10)

Outro importante serviço prestado pelo TRE-RO é referente ao “VOTO EM TRÂNSITO”. O Tribunal Regional Eleitoral continua orientando os eleitores em como utilizar esse serviço disponibilizando urnas eletrônicas em espaços específicos na sede da Justiça Federal, bem ao lado do prédio da Justiça Eleitoral de Rondônia, à Av. Presidente Dutra, em área próxima ao Camelódromo do Bairro “Cai N água”.

O Voto em Trânsito é uma novidade para as eleições deste ano.
Portanto, os eleitores que estiverem em trânsito, dentro do TERRITÓRIO NACIONAL, poderão votar nos dois turnos das eleições - (se isso se fizer necessário), para Presidente e Vice-Presidente da República, e para Governador e Vice-Governador, SE ESTIVEREM FORA DE SEU DOMICÍLIO ELEITORAL (cidade e zona eleitoral), no dia 03 de outubro, (próximo domingo).

As urnas eletrônicas estarão disponibilizadas aos eleitores em trânsito no endereço acima mencionado.
.
TRE Vs. ELEIÇÕES (11)
Significa dizer também, que as informações sobre a situação dos candidatos a governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual estão disponibilizadas aos eleitores no site www.tre-ro.gov.br, inclusive, suas declarações de bens, endereços e telefones de contatos, conforme informaram ao TER-RO.

TRE Vs. ELEIÇÕES (12)

Sobre a Lei Ficha Limpa, o Tribunal Regional Eleitoral continua esclarecendo que, as situações pendentes, particularmente quando se tratar de candidatura INDEFERIDA ATÉ O PRESENTE MOMENTO, e mediante a qual o candidato, mesmo assim, tenha decidido permanecer na disputa eleitoral por sua conta e risco, após ter recorrido A INSTÂNCIA SUPERIOR, - (TSE e STF) -, poderá fazê-lo, até que seja proferida a decisão final.
Entretanto, os votos destinados aos candidatos que ESTIVEREM NESSA SITUAÇÃO NÃO SERÃO COMPUTADOS, ou seja, não aparecerão na contagem dos votos destinados aos candidatos que estiverem em situação regular perante a Justiça Eleitoral.
Trocando em miúdos: os VOTOS que vierem a ser concedidos aos candidatos em situação irregular (AQUELES QUE CAIRAM NA FICHA LIMPA) quanto à autorização de suas candidaturas - (e permanecem SUB-JÚDICE, junto ao TSE e STF,) – NÃO APARECERÃO NA APURAÇÃO NORMAL DOS DEMAIS CANDIDATOS. Entretanto, o TRE manterá aqueles votos em separado, até posterior decisão daquelas Cortes Judiciárias.
Esclarecimento nesse sentido foi dado pela Desembargadora Zelite Andrade Carneiro, em entrevista recente a um canal de televisão da Capital.
(*) Portanto, o candidato ao governo EXPEDITO JÚNIOR está mesmo debaixo do crivo da Lei Ficha Limpa, ou seja, não conseguiu registrar sua candidatura junto ao TRE-RO. Os votos que receber NÃO IRÃO APARECER NAS URNAS e NEM FARÃO PARTE DA SOMATÓRIA GERAL DE VOTOS na disputa pelo governo de Rondônia. 
Os candidatos João Cahúlla (PPS), Eduardo Valverde (PT), Marcos Sussuarana (PSoL) e Confúcio Moura (PMDB) estão com as suas candidaturas devidamente registradas no TRE.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia está funcionado das 08 às 18 horas, inclusive, nos feriados e finais de semana.
À noite haverá plantão para atender casos de urgência e de flagrantes de crimes eleitorais. O telefone disponibilizado no PLANTÃO JUDICIÁRIO é (69) 9294-3855, enquanto o DISQUE DENÚNCIA atende através do número 148.

TRE Vs. ELEIÇÕES  (13)

Vale ressaltar que estão sob as ordens da Desembargadora Zelite Andrade Carneiro, todas as Zonas Eleitorais espalhadas pelos 52 municípios rondonienses. Essas zonas eleitorais estão interligadas e informatizadas, além de disporem de telefones com acesso imediato a presidência do Tribunal Regional Eleitoral, em Porto Velho.
As polícias Federal, Civil e Militar, também estão atuando em parceria permanente com o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. E assim será até o término das apurações das eleições marcadas para o dia 03 de outubro deste ano.

TRE  Vs.  ELEIÇÕES     (14)

A população pode estar certa que, em 2010, mais uma vez, Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia terá uma atuação marcante (e já está tendo) dentro dos preceitos legais, assim como aqueles que se sentirem prejudicados poderão recorrer às instâncias distintas, de forma que o direito de sua “Excelência o Eleitor” seja valorizado como deve, dentro de um Estado Democrático de Direito como o que vigora na República Federativa do Brasil. Salvo outro entendimento. Portanto, loas ao grande trabalho que o TRE-RO está realizando. Reconhecimento este extensivo a todos os seus servidores, dentre os quais estão os seus honrados magistrados
Apesar das centenas de milhares de tentativas de invasão ao sistema de informática, e respectivo programa, instalado pelo Tribunal Regional Eleitoral, através de hackers. Todas resultaram inúteis ante à eficácia do trabalho realizado pelos técnicos do mencionado tribunal. Detalhe: em apenas um dia foram feitas mais de 400.000 tentativas desse gênero contra o sistema e site do TRE-RO.

ATÉ A PRÓXIMA, PREZADOS LEITORES !!!   

*****************************************

Nome: Zelite Andrade Carneiro
Comentado em 2/9/2010 às 10:07
Agradeço as referências elogiosas ao Poder Judiciário Eleitoral em Rondônia. Estamos tentando fazer o melhor em prol dos jurisdicionados.

Nome: Jamil Januário
Comentado em 21/7/2010 às 18:42
Ficamos felizes com o reconhecimento, da sociedade rondoniense, do trabalho sério e comprometido da Justiça Eleitoral de Rondônia no cumprimento de suas funções institucionais, incrementado pela gestão competente e democrática da Desembargadora Zelite Andrade Carneiro. Parabéns ao autor da matéria pela sensibilidade demonstrada no trato do assunto.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

O Dia D para Cahulla e Confúcio

Ainda sob o ranger de dentes, lágrimas e impropérios dos perdedores, após a realização do 1º. Turno das eleições majoritárias deste ano, quando for...