Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Jesualdo defende valorização do profissional da engenharia

Sexta-feira, 10 Dezembro de 2010 - 09:22 | RONDONIAGORA


Em deferência à data alusiva ao dia do engenheiro, comemorado neste dia 11 de dezembro, o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) ressaltou a importância da atividade exercida por estes profissionais na esfera pública e privada, lembrando que o trabalho destes trabalhadores é imprescindível para a estruturação e bem estar das cidades.



São os profissionais da engenharia que projetam e gerenciam a execução das obras como prédios, hospitais, escolas, pontes, viadutos, estradas. É o engenheiro o responsável pelas redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento. O compromisso desses trabalhadores é com a qualidade e a segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade, qualidade e a segurança das obras, para o usufruto da população.

É um profissional que atua em praticamente todos os campos, mas
infelizmente na esfera pública falta valorização profissional. A distorção salarial é um dos principais obstáculos que a categoria enfrenta junto ao Poder Público.

O parlamentar lembrou que somente neste ano é que os profissionais de engenharia do Estado conquistaram o direito de ingressar num Plano de Cargos Carreira e Salário mais adequado, quando por iniciativa dele, a Assembleia Legislativa aprovou uma emenda autorizando os profissionais da engenharia civil, elétrica, geologia, agrimensor, florestal, industrial, mecânica, de pesca, agrônomo, agrícola e de segurança no trabalho lotados na administração direta e indireta do Governo do Estada a optarem pelo ingresso no PCCS do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) que é mais condizente à categoria.

“São vários cargos com funções de igual relevância, mas com salários diferenciados. Os deputados deram mais dignidade a esses servidores com a aprovação desta medida”, disse o deputado.

Mercado - Jesualdo também fez uma analise do mercado de trabalho que está bastante promissor para estes profissionais. “O mercado está bastante aquecido em Rondônia e a tendência é de melhorar”, disse.
O bom momento é reflexo do crescimento da economia no Estado, com o advento de projetos do Governo Federal como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Construção da Usinas Hidrelétricas e diversas linhas de financiamentos de crédito para a construção civil, proporcionou um aumento na oferta de empregos para estes profissionais.

Outra situação positiva é o fortalecimento do mercado agroindustrial que também deixou um amplo mercado para os profissionais da engenharia ambiental, de alimentos e florestal, e há ainda o fato de Rondônia possuir uma das maiores bacia pesqueiras de água doce da Região Norte, o que garante espaço para o mercado da engenharia de pesca e aqüicultura.

Pela analise de Jesualdo para os próximos anos, a demanda pelo profissional deve aumentar, posto que boa parte dos investimentos previstos para o Estado ainda não foram liberados.

“Rondônia deve estar preparada para este momento para que grande parte do corpo técnico-profissional a ser absorvido seja rondoniense. No ramo da engenharia temos diversas graduações prestes a formar novos profissionais. Temos a Unir de Porto Velho com engenharia civil, Ji-Paraná com engenharia ambiental, Presidente Médici com engenharia da pesca e aqüicultura, engenharia de alimentos em Ariquemes, produção agroindustrial em Cacoal e engenharia florestal em Rolim de Moura”, concluiu.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Relatório do orçamento de Rondônia para o próximo ano entra na fase final

O deputado Estadual Jesualdo Pires (PSB), relator do Orçamento para 2011, confirmou que terá uma reunião na próxima terça-feira (7) com a equipe de...

Convênio garante mais R$ 1,2 milhão para saúde de Ji, anuncia Jesualdo

O Hospital Municipal de Ji-Paraná receberá já a partir deste mês até o final do ano, 12 parcelas no valor de R$ 100 mil para serem aplicados na rea...

Parlamentar propõe criação do Programa Escola Família

O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) apresentou na Assembléia Legislativa projeto de lei que cria no Estado de Rondônia o Programa Escola da Fa...