Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Judiciário estimula denúncias contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Segunda-feira, 06 Junho de 2011 - 09:25 | TJ-RO


O Poder Judiciário, por meio do Núcleo Psicossocial da comarca de Jaru, atua na mobilização da sociedade como forma de estimular a participação na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. De acordo com dados do Disque Denúncia ¿ Disque 100 -, no período de 2005 a 2010, foram registrados 25.175 casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Os dados apontam que o crescimento das denúncias também resultam da sensibilização da sociedade civil para os casos de violência. De maio de 2003 a março de 2011, o Disque 100 já realizou um total de 2.640.801 atendimentos e recebeu e encaminhou 156.664 queixas de todo o país.



De olho na possibilidade de combater o problema por meio da mobilização, a comarca de Jaru realizou em maio uma grande mobilização com alunos das escolas e faculdade da região para sensibilizar as pessoas para a questão e estimular a denúncia. A campanha foi alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). Nessa data, cerca de 500 estudantes foram às ruas de Jaru para chamar a atenção da sociedade para o problema, como forma de estimular a denúncia e coibir a prática do abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Parceria

Além do Núcleo Psicossocial da Comarca Jaru, são parceiros na ação o Ministério Público do Estado, Secretarias Estadual de Educação (Seduc) e Municipal de Trabalho de Assistência Social, a Rede Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e os Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Jaru), Tutelar de Jaru e Tutelar do Distrito de Tarilândia.

Como a ideia é mobilizar, quanto mais pessoas participam da ação, melhor para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, como explica a psicóloga Thais Francine. Ela e a assistente social Ana Paula Mafia, em parceria com a Faculdade de Jaru, capacitaram os acadêmicos de Serviço Social sobre o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os acadêmicos (multiplicadores) ministraram as Palestras para Crianças e Adolescentes das escolas estaduais de Jaru.

Disque 100

Durante as Palestras, havia um Monitor encarregado de anotar "dúvidas" que os alunos mencionavam e que davam indícios de que a criança estivesse sendo vítima de abuso sexual, para tomada de providências de denúncia para melhor averiguação. Foram cerca de 1.046 crianças que participaram das palestras. Durante o trabalho foi possível notar indícios claros em 2 (duas) crianças. Esses casos foram denunciados ao Disque 100.

Além da comunidade escolar em Jaru, também foram atendidos pela ação os municípios de Theobroma e Governador Jorge Teixeira, que pertencem à comarca. Segundo Francine, o apoio dos juízes Elsi Antônio Dalla Riva, Flávio Henrique de Melo e Kerley Regina Alcântara foram essenciais para o sucesso da iniciativa.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também