Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

LICENÇA DE NEODI DA PRESIDÊNCIA DA ALE DIVIDE GRUPOS E VIRA DISPUTA POR PODER

Segunda-feira, 09 Novembro de 2009 - 11:14 | RONDONIAGORA


A licença para tratamento médico pedida pelo presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Neodi Carlos Oliveira (PSDC-Machadinho), dividiu grupos políticos e reascendeu a disputa pelo poder na Casa. A crise aberta entre os parlamentares só tem precedentes quando o próprio Neodi, acuado pela opinião pública, tentou se retirar na cadeira de presidente, permanecendo somente depois de uma longa conversa com o governador Ivo Cassol (PP).



O presidente em exercício da Assembléia, deputado Miguel Sena (PV-Guajará), tomou uma série de medidas consideradas inapropriadas por um grupo de parlamentares rivais. Primeiro, mandou publicar edital de licitação para contratar nova empresa para cuidar da mídia oficial do Poder Legislativo. Em seguida, viabilizou assinaturas para alterar o Regimento Interno, centralizando as ações administrativas da Assembléia sob a responsabilidade do presidente.

No auge da última crise, o próprio Neodi chamou os membros da Mesa Diretora e decidiu descentralizar os poderes conferidos ao presidente da Casa. Deixou a cargo do primeiro-secretário e do secretário-geral boa parte dos atos oficiais, limitando para si a assinatura de nomeações em cargos comissionados fora da cota de gabinete que cada deputado tem direito. A nova crise da Assembléia Legislativa de Rondônia tem ingredientes que envolvem o provável sucessor do governador Ivo Cassol e a vingança pessoal de alguns deputados contra parlamentares considerados do alto clero da Casa. A disputa acontece às vésperas do julgamento do governador Ivo Cassol no Tribunal Superior Eleitoral. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também