Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Nacional

Ministério confirma que Rondônia e Acre também sofreram apagão

Quarta-feira, 11 Novembro de 2009 - 11:37 | TERRA


O Ministério de Minas e Energia afirmou nesta tarde que foram identificados 18 Estados atingidos por um apagão na noite de terça-feira: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte.



Segundo o ministério, quatro desses Estados tiveram queda total de energia: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Falta de Luz

Segundo o diretor de Itaipu, Jorge Samek, por volta das 22h30 de terça-feira, todas as 18 unidades geradoras da usina da usina começaram a "rodar no vazio", ou seja, não conseguiam passar eletricidade para a rede distribuidora. Em alguns Estados, a situação foi normalizada entre a noite de terça-feira e a madrugada e manhã desta quarta-feira.

Segundo o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, três linhas de transmissão com problemas teriam causado o apagão. De acordo com o secretário, duas das linhas vão do Paraná a Itaberá, no sul de São Paulo, e outra liga Itaberá a Tijuco Preto, também em São Paulo. O problema, afirma Zimmermann, foi possivelmente causado por condições meteorológicas adversas.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), cerca de 17 mil megawatts de potência - o equivalente a toda a energia necessária para o Estado de São Paulo - foram perdidos com a pane, o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também