Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

MP de Rondônia vai realizar Marcha pela Vida em Outubro

Quarta-feira, 03 Agosto de 2011 - 16:22 | MP-RO


O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-INF), vai promover, no dia 19 de outubro, uma Marcha pela Vida com participação de todas as entidades parceiras que atuam no combate ao uso de drogas. Essa foi uma das propostas apresentadas durante a quarta reunião realizada este ano entre o Ministério Público Estadual, Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, Ação Social, Educação, Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen), Polícia Militar e Policia Civil.



A pauta da reunião, realizada na sede do Ministério Público de Rondônia na terça-feira (2/8), foi o tratamento de drogadição por parte do poder público estadual e municipal. A realização da marcha foi proposta pela diretora do CAO-INF, Promotora de Justiça Tânia Garcia Santiago, ao presidente do Conen, Nerival Pedraça. Tânia Garcia disse que o não atendimento por parte do poder público dos adolescentes dependentes químicos está ferindo seus direitos constitucionais.

Durante o encontro, o Promotor de Justiça da Saúde, Hildon de Lima Chaves, propôs a assinatura de convênio com as comunidades terapêuticas locais e disponibilização de profissionais para tratamento de dependentes de substâncias químicas. O Promotor questionou a falta de leitos, a superlotação do Hospital João Paulo II e o déficit enfrentado no Hospital de Base, uma vez que a capacidade seria de mil cirurgias por mês e está realizando apenas 500 cirurgias.

A secretária municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento Pereira, propôs que seja firmado convênio com instituições em outros estados para tratamento desses pacientes. Foi proposta ainda na reunião a divisão do Setor de Psiquiatria do Hospital de Base para criação da ala de desintoxicação e apoio à Casa Família Roseta, ao Grupo dos Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos.

Os participantes da reunião reconheceram a necessidade urgente de implantação de uma unidade de tratamento para o atendimento dos dependentes químicos.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também