Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Não basta a população reclamar. É preciso agir para evitar um novo surto de dengue em Porto Velho

Sábado, 20 Novembro de 2010 - 11:13 | Walmir Miranda


A população de Porto Velho e de todo o Estado de Rondônia precisa se conscientizar de uma vez por todas que os problemas com doenças como dengue, malária, sarampo, dentre outras, sempre existirão em qualquer parte da Região Amazônica, em decorrência das características climáticas que a mesma possui, principalmente em se tratando das altas ocorrências pluviométricas (extensos períodos invernosos).

Portanto, não adianta achar que o perigo vai estar totalmente afastado e resolvido só porque se fez ou se esteja fazendo essa ou aquela campanha de imunização, através de vacinas desse ou daquele tipo. Não é por aí.

As vacinas são importantes sim. Mas para se tornarem eficazes elas precisam de ações pontuais, por parte da população. Ações que envolvam por parte das pessoas: proteção contra a estagnação de água em vasilhames (caixas d’água, xaxins de plantas, garrafas, pneus velhos, utensílios domésticos, calhas, piscinas sujas), dentro ou fora dos estabelecimentos domiciliares. Esses cuidados têm de ser mantidos permanentemente, pois por qualquer descuido que se cometa o mosquito Aedes Aegypti volta a fazer seus criadouros para atacar crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ninguém está imune a isso.


BOLSA FAMÍLIA EM RONDÔNIA

Acredite se quiser. Mas saiba que é verdade. Somente em Porto Velho, 23.000 famílias recebem o denominado benefício social: BOLSA FAMÍLIA.

Detalhe: quando o atual prefeito assumiu a Prefeitura Municipal de Porto Velho, em 2005, apenas 5.000 famílias recebiam esse benefício. Hoje, como dissemos acima, são vinte e três mil.

BOLSA FAMÍLIA EM RONDÔNIA

Acredite se quiser. Mas saiba que é verdade. Somente em Porto Velho, 23.000 famílias recebem o denominado benefício social: BOLSA FAMÍLIA.

Detalhe: quando o atual prefeito assumiu a Prefeitura Municipal de Porto Velho, em 2005, apenas 5.000 famílias recebiam esse benefício. Hoje, como dissemos acima, são vinte e três mil.

Será que tem “cabo eleitoral” melhor que esse? É a pergunta que não quer calar.

Porém, fazer o quê, se esse é um programa do governo federal em convênio com as prefeituras municipais em todo o País.

Para o governo federal o programa “Bolsa Família” apresenta inclusão social, produtividade, bem como, a retirada de milhares de pessoas de situações de vulnerabilidade.

Para outros, esse tipo de programa mostra a capacidade que as prefeituras têm de desenvolver estratégias no âmbito da atenção social básica, porque ajudam muitas pessoas a superarem a miséria a qual estiveram relegadas.

Em Porto Velho, as famílias assistidas pelo programa “Bolsa Família” contam com os serviços de psicólogos e assistentes sociais, além de passarem por avaliações médicas periódicas.

Por essas e por outras é que será muito difícil tirar o PT do poder. No Brasil inteiro o Programa Bolsa Família beneficia mais de 19 milhões de famílias carentes.

Esse programa, embora útil, é ou não é uma “máquina” de fazer e obter votos? Ele foi uma grande sacada de Lula-lá, que governa por dois mandatos, já elegeu Dilma Rousseff, e tem tudo para voltar em 2014, se quiser. Quem viver, verá. É só uma questão de tempo.

ARROMBAMENTOS DE CARROS

No quadrilátero formado pelas Avenidas Pinheiro Machado, Sete de Setembro, Rogério Weber e Rua Joaquim Nabuco, por falta de policiamento estão ocorrendo arrombamentos de veículos (principalmente pick-up´s e automóveis novos).

Os arrombadores levam aparelhos de som, cd´s, dvd´s, cartões de crédito, documentos pessoais dos proprietários, além de documentos dos veículos.

Os “noiados” que circulam pelo “pedaço” se disfarçando de “flanelinhas” nunca sabem de nada, nunca vêm nada e, por vezes, ainda tiram “sarro” da cara dos transeuntes.

A coisa está pegando muito mal, porque está dentro um perímetro cheio de estabelecimentos comerciais, bares, lanchonetes, point´s musicais, danceterias, boates, dentre outros.

A guisa de comprovação da situação aqui aventada pela coluna, recentemente, no mencionado perímetro central da Capital rondoniense, as jornalistas Toninha e Ivonete Gomes também tiveram seus automóveis “visitados” pelos “amigos do alheio”. Em decorrência disso, a muito custo tiveram de providenciar novos documentos pessoais. Até agora, nada foi encontrado.
Isso é uma vergonha.

BALNEÁRIOS E CHÁCARAS

Após receber denúncias de pessoas, que nos pediram para não serem incomodadas, por temerem represálias, demos um “role” por cerca de vinte balneários e chácaras que atendem clientelas com som ao vivo ou mecanizado, situados às proximidades do perímetro urbano de Porto Velho.

Sem nenhuma surpresa constatamos que, na maioria desses locais, que aos finais de semana concentram grandes quantidades de público estão: ambientes fétidos, cozinhas imundas, pessoas trabalhando sem toucas protetoras para cabelos, crianças fazendo trabalho de garçons, cozinheiras trabalhando com as mãos e unhas sujas.

Também constatamos a ausência de equipamentos de segurança como extintores de incêndio, recipientes para colocar restos de comidas, latas de bebidas e papéis, pouca luminosidade e ventilação internas (após as 18 horas), poucos seguranças, preços exorbitantes para comidas, bebidas e refrigerantes.

Em quatro desses locais tivemos a sensação que, homens e mulheres estariam consumindo drogas na “cara dura”, sem se importarem com a presença dos transeuntes, muitos dos quais eram crianças.
Em apenas seis daqueles locais vimos à presença de policiamento ostensivo da Polícia Militar. E graças ao qual tudo estava funcionando tranquilamente. Inclusive, com elogios dos presentes.
Detalhe: em apenas um desses ambientes constatamos a existência de pára-raios, para proteger as pessoas de fenômenos atmosféricos (raios).

Já a altura das aparelhagens, se nos pareceu estar dentro dos limites exigidos pelas autoridades ambientais.

Entretanto, por um lapso, esquecemos de verificar se todos os locais visitados possuíam autorização da Delegacia de Jogos e Diversões para funcionar como estabelecimentos comerciais (alguns cobram ingressos à entrada). Faremos isso em breve.

Entretanto, compete que os canais competentes (Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Comissariado de Menores, Delegacia de Jogos e Diversões, dentre outros também chequem à situação, afinal de contas esses locais devem estar dentro de padrões legais exigidos às suas funcionalidades ao público. Ou não?

É a nossa sugestão.

ATÉ A PROXIMA, PREZADOS LEITORES!

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Lista negra: Porto Velho e Rio Branco podem ter surto de dengue

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira que o Brasil tem 24 cidades sob risco de um surto de dengue e outros 154 municípios, incluindo 1...