Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Nota de esclarecimento UNIR

Sexta-feira, 11 Janeiro de 2013 - 10:28 | RONDONIAGORA


Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), tendo em vista a publicação do Despacho nº 2, do Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) do Ministério da Educação, no Diário Oficial da União nº 6, de 08.01.13, vem a público informar que já deu iniciou às providências necessárias para regularizar junto ao MEC a situação do curso de História ofertado no Campus da UNIR em Porto Velho/RO.



Por ter obtido conceito 2 no Conceito Prelimar de Curso (CPC) referente ao ano de 2011, quando o conceito minimamente satisfatório deveria ser superior ou igual a 3, o MEC abriu processo de Reconhecimento do Curso, a fim de que a UNIR celebre um Protocolo de Compromisso, especificando os prazos para sanear as deficiências do curso, considerando dimensões que vão desde o Projeto Pedagógico do Curso até à infraestrutura da UNIR. O CPC é um indicador prévio da situação de um curso de graduação numa escala que vai de 1 a 5, sendo 5 o conceito mais alto.

O referido curso foi avaliado pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes- ENADE, no ano de 2011, e obteve conceito 1 (a escala de valores é a mesma do CPC). O ENADE integra o conjunto das dimensões avaliadas quando da avaliação dos cursos de graduação e dos processos de auto-avaliação pelo MEC e interfere, assim, no CPC.

Esclarecemos que a situação atual do curso não se deve exclusivamente ao resultado do ENADE/2011, uma vez que o CPC contempla as seguintes medidas: Nota de Professores Doutores (NPD), Nota de Professores Mestres (NPM), Nota de Professores com Regime de Dedicação Integral ou Parcial (NPR), Nota referente à Infraestrutura (NF), Nota referente à Organização Didático-Pedagógica (ND), Nota dos Concluintes no Enade (NC), Nota do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (NIDD), Fonte de Cálculo, Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), Conceito Médio da Graduação (Gies), Conceito Médio do Mestrado (Mies), Conceito Médio de Doutorado (Dies), Forma de Cálculo. (Fonte: Manual dos Indicadores de Qualidade 2011/INEP)

Garantimos a todos que a UNIR está empenhada para diagnosticar e para sanar as causas que levaram o curso a obter índices negativos no ENADE e no CPC, para que possamos oferecer à sociedade melhores condições de oferta do curso de História ofertado no Campus da UNIR em Porto Velho/RO.

Porto Velho/RO, 9 de janeiro de 2013.
Marisa da Silva Albuquerque Vieira
Pró-Reitora de Graduação Substituta
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também