Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Novo sistema de arrecadação, tributação e fiscalização é avaliado por gerentes da SEFIN

Sexta-feira, 29 Janeiro de 2010 - 14:05 | RONDONIAGORA


Novo sistema de arrecadação, tributação e fiscalização é avaliado por gerentes da SEFIN
Teve início esta semana uma série de reuniões entre os gestores das gerências da Secretaria Estadual de Finanças (SEFIN) e Coordenadoria da Receita Estadual (CRE/SEFIN) em Porto Velho, para realizarem o levantamento do novo sistema corporativo que modernizará os sistemas já existentes, de arrecadação, tributação e fiscalização. Além disso, o sistema, que está sendo desenvolvido pela Gerência de Informação (GEINF/CRE/SEFIN), envolverá toda a rotina administrativa da SEFIN.



De acordo com a secretária adjunta de Finanças, Marici Salete Baseggio, os trabalhos deverão se estender até a próxima terça-feira, dia 02 de fevereiro, e o projeto de implantação do sistema tem a finalidade de mudar o banco de dados para linguagem de programação para web. Isso significa, que o sistema da plataforma natural/adabas passará para a plataforma “java/oracle”. “A mudança para esse sistema vai possibilitar aos servidores do quadro da SEFIN acessar a rede da Secretaria de Finanças de qualquer lugar do mundo. Hoje o servidor só pode ter acesso à rede SEFIN de forma interna. Para quem faz auditoria esta será uma mudança importante. Até mesmo para quem lida com o atendimento poderá dar suporte ao contribuinte ou usuário de qualquer lugar”, enfatiza.

A secretária esclarece que essa integração entre os sistemas de arrecadação e fiscalização entre Secretaria de Finanças e Coordenadoria da Receita Estadual, trará maior modernização e consequentemente maior acompanhamento das ações da SEFIN e aumento da arrecadação estadual.

O responsável pela área técnica de informática da Secretaria de Finanças, Telêmaco Walter Leão Guedes, destaca outra vantagem na aplicação do sistema. “Atualmente nosso sistema funciona com três bancos de dados. Com o java/oracle em funcionamento a SEFIN terá apenas um banco de dados. O que será mais fácil, e agilizará consideravelmente o cruzamento interno de informações. Para o contribuinte, vai dar maior agilidade no atendimento com informações de dados consistentes”, esclarece.

As reuniões acontecem simultaneamente nos diversos setores da SEFIN. Na Gerência de Administração e Finanças (GAF/SEFIN), os gestores estão fazendo o levantamento das necessidades dos sistemas que serão precisos para serem desenvolvidos. Nas demais gerências, os gestores definem a criação do novo conceito de aplicação do cadastro geral que engloba contribuintes, usuários e servidores. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também