Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Polícia

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO E DE BUSCA EM BURITIS

Sexta-feira, 28 Setembro de 2012 - 09:01 | Lenilson Guedes


No início da manhã desta sexta-feira, 28/09, teve início a Operação Pirita planejada pela Sesdec - através da Polícia Civil com apoio da Polícia Militar na cidade de Buritis, com o objetivo de combater o tráfico de drogas.



Durante a Operação Pirita serão cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e efetuadas diligências para prender nove pessoas, com prisão decretada, determinada pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Buritis, após investigação e solicitação da Polícia Civil.

A Operação Pirita é resultado do trabalho realizado durante a segunda fase da Operação Jamari, quando foi enfatizado o serviço de investigação, tendo a Delegacia de Polícia Civil de Buritis recebido o reforço de mais dois delegados, doze agentes de polícia, quatro escrivães, um datiloscopista, um perito e dois agentes de criminalística.
Na Operação Pirita a Polícia Civil está trabalhando com trinta e três policiais, sendo três delegados, seis escrivães, vinte e três agentes de polícia e um datiloscopista, com o apoio de seis viaturas caminhonetas, e a Polícia Militar está empregando trinta policiais militares, sendo doze da 4ª Companhia de Policiamento Ostensivo/7º BPM/Buritis, oito do Grupo de Operações Especiais do 7º BPM/Ariquemes, quatro da Força Nacional, três do Canil do 2º BPM/Ji-Paraná e três do Comando do 7º BPM/Ariquemes, além do efetivo, nove viaturas caminhonetas estão sendo usadas na operação e um cão farejador.

O Núcleo de Aviação da SESDEC enviou um helicóptero, com a sua equipe de apoio, somando mais quatro policiais para auxiliar na Operação.

A Operação Pirita é uma demonstração do esforço da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania para diminuir os índices de criminalidade e violência na região de Buritis, dentro da ação Governo Mais Perto de Você que está sendo realizada no município, sendo empregado ao todo 67 policiais, 15 viaturas caminhonetas, um helicóptero e um cão farejador.

PIRITA

Existe em nossa natureza um minério denominado Pirita (FeS2), detentor de brilho característico, que é costumeiramente confundido com o valoroso minério de ouro razão pela qual recebeu a alcunha de Ouro dos Tolos.

Historiadores relatam que, em tempos passados (meados do século XIX), malfeitores semeavam pirita em terrenos e imóveis rurais, no diapasão de vendê-los a bom preço, ludibriando os tolos. Muitos mataram ou foram mortos em razão da pirita, estarrecidos pela ilusão de postarem-se diante minas de ouro.

Apesar do transcurso temporal, o ser humano não aprendeu sua lição e, infelizmente, permanece trocando ouro por pirita. Não raro nos deparamos com indivíduos que ingressam no mundo criminoso, abnegando valores sociais e convicções morais, motivados única e exclusivamente pelos devaneios de riqueza oriundos do brilho falso que reveste certas condutas criminosas.

O tráfico ilícito de entorpecentes é o verdadeiro Ouro dos Tolos da sociedade hodierna. Seus agentes, cegos pela ilusão de prosperidade e pelos desejos passageiros de status social, atuam em total arrepio às legislações vigentes e em completa afronta aos princípios intrínsecos às sociedades democráticas de direito, ceifando diariamente vidas inocentes.

A comercialização de drogas é responsável por uma gama de condutas criminosas que assolam as comunidades vítimas de tais infratores. Fomenta furtos, roubos e diversos outros delitos, além de tornar um incontável número de jovens escravos do vício provocado pelas drogas.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também