Rondônia, 18 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Parceria viabiliza 75 mil reais em microcrédito rural

Quarta-feira, 25 Abril de 2012 - 17:20 | Wania Ressutti


Mais de 30 agricultores foram beneficiados com a liberação de financiamentos do Programa Nacinal de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Grupo “B”. Um trabalho realizado em ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), de Nova Brasilândia do Oeste, em parceria com o Banco da Amazônia (Basa), agência Rolim de Moura, liberou 75 mil reais para investimento naquela região.



O Pronaf B é um microcrédito rural destinado à agricultores familiares cuja renda bruta anual não ultrapasse o valor de cinco mil reais, e oferece até dois mil reais por cada operação de crédito. Esta linha atende famílias agricultoras que se encontram em vulnerabilidade social, eobjetiva contribuir para que elas crescam e desenvolvam atividades que possam melhorar sua qualidade de vida, auto-estima e se desenvolvam sociamente”, explicam as extensionistas da Emater, Elisandra Cristina dos Santos e Solange Almeida Freire”.

O Pronaf B crédito valoriza o potencial produtivo e permite estruturar e diversificar a propriedade rural. Se as famílias consegue melhorar suas condições, elas podem, no futuro, serem beneficiadas com outras linhas de crédido, como o Pronaf do grupo V (variável) que, diferente do Pronaf B, atende agricultores com renda anual bruta superior a cinco mil reais até o limite de 110 mil reais e oferece até 60 mil reais por operação de crédito.

Outra vantagem do Pronaf B é que, segundo a extensionista Aline Mikos, da Emater, “os agricultores familiares que financiam suas atividades produtivas por meio do microcrédito rural tem acesso a assitência tecnica gratuita”. Para isso é preciso que a familia possua a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), obtida gratuitamente nos escritórios da Emater, e que o agricultor tenha o seu Cadastro de Pessoa Fícica (CPF) regularizado.

Uma ação realizada em conjunta entre a Seagri a Emater e o Basa tem intensificado a orientação aos agricultores da região de Nova Brasilândia do Oeste, com o objetivo de melhorar a atividade agrícola na região e fortalecer as famílias que se encontram em situações de carência. Essa ação resultou na liberação de 75 mil reais que deverão dar um novo incremento àquela região.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também