Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Rondônia reduz focos de calor em mais de 72%

Terça-feira, 14 Agosto de 2012 - 18:07 | Decom


Historicamente agosto é o mês com o maior número de focos de calor, mas segundo o relatório de monitoramento de focos de calor em Rondônia, divulgados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) no período de 1º de junho a 8 de agosto, foram registrados 1.251 focos de calor em todo o Estado e no mesmo período do ano de 2011 foram registrados 2.161 focos, representando uma redução de mais de 72%.



Já nas Unidades de Conservação Federal e Estadual este ano a redução foi de mais de 346% quando comparado ao mesmo período de 2011. No mês mo período foram registrados 107 focos nas UC federal e Estadual contra 478 focos registrado do ano passado e 1.100 de 2010.

Conforme explicou o meteorologista Marcelo Gama, coordenador de geociência da Sedam, neste período as condições climáticas do Estado são favoráveis à proliferação de focos de queimadas, por se tratar do período seco, sem chuva, na região sul da Amazônia. “A redução dos focos é resultado das ações de controle e combate das queimadas que a Sedam vem realizando este ano”, acrescentou Gama.

A secretária de estado do Desenvolvimento Ambiental, Nanci Maria Rodrigues, declarou também que este resultado é fruto de ações preventivas e educativas. “Por meio das ações integradas com diversos níveis de governo, com o governo federal e as prefeituras fortalecemos as ações de monitoramento, prevenção, preparação e de respostas rápidas aos focos de calor de forma mais eficiente”, destacou o titular da Sedam.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também